O retorno do Jeep Wagoneer foi um rumor durante anos, até que a fabricante norte-americana finalmente apresentou o Grand Wagoneer Concept no ano passado. Acontece que aquele protótipo era uma versão mal disfarçada dos novos Wagoneer e Grand Wagoneer, que estreiam oficialmente nesta quinta-feira (11) como um par de SUVs grandes construídos para levar a marca a segmentos maiores e mais premium.
No entanto, entre a apresentação do conceito GW e da família Wagoneer de produção, a Jeep confundiu os consumidores automotivos ao revelar o Grand Cherokee L, um SUV de entre-eixos longo que oferece três fileiras de assentos. Para confundir mais, o Grand Cherokee de próxima geração chega primeiro na versão L, com a versão menor ficando para o próximo ano.
Para esclarecer qualquer confusão, o Grand Cherokee 2022 de 5 lugares e o Grand Cherokee L 2022 de 7 lugares usam uma plataforma normal e construção monobloco, da mesma forma que o Compass. No caso do Wagoneer e Grand Wagoneer, a arquitetura é de carroceria sobre chassi (como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4) e três fileiras de assentos.
O Wagoneer, que custa a partir de US$ 57.995 (R$ 322.881 na cotação atual), enfrentará SUVs como Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Toyota Sequoia nos EUA. Enquanto isso, o Grand Wagoneer partirá de US$ 86.995 (R$ 484.231) e recebe um interior mais agradável, motor V8 maior, tração nas quatro rodas de série e um estilo mais sofisticado para rivalizar com o Cadillac Escalade, GMC Yukon Denali, Lincoln Navigator e Lexus LX. O que separa as duas versões são a terceira fila e a capacidade de carga, com reboque de até 4,53 toneladas.
Uma nova família Jeep
O Jeep Wagoneer e o Grand Wagoneer 2022 levam a fabricante off-road para dois segmentos muito novos, sem sacrificar a capacidade de fazer trilhas ao dar um foco no conforto e acabamento de excelente qualidade. Ambos estarão disponíveis em três níveis de acabamento (Série I, Série II e Série III), com assentos para até 8 pessoas, estofamento de couro padrão, bastante tecnologia de assistência ativa ao motorista e o melhor espaço de carga da categoria.
Eles também compartilham um estilo grande e imponente. Inspirados pelo conceito Grand Wagoneer, os novos SUVs apresentam uma postura alta, com uma grade dianteira inclinada para a frente, tampa do porta-malas quase vertical e grandes janelas laterais. O famoso estilo de grade da Jeep fica colada aos faróis de LED. A linha de cintura percorre todo o veículo, lembrando um pouco o Wagoneer original.
Em qualquer um dos SUVs, uma linha fina de acabamento brilhante atravessa em diagonal a coluna A, dobrando-se ao redor de todo o teto antes de cair na coluna A oposta. O Grand Wagoneer adiciona um detalhe metálico em forma de U no contorno das janelas laterais. Para diferenciar ainda mais os dois está o emblema - o Wagoneer traz o seu nome no capô, enquanto o Grand Wagoneer o integra ao topo da grade. Ambos têm o emblema Wagoneer ou Grand Wagoneer nas portas da frente (que incorporam a bandeira norte-americana) e no porta-malas. O Grand recebe um acabamento externo “Liquid Chrome” de dois tons para uma aparência mais premium.
No interior, os designers do Jeep tentaram homenagear o Wagoneer original por meio de um volante de dois raios e saídas de ar horizontais, mas está claro que este é um SUV muito moderno. Os painéis de instrumentos digitais são padrão (10,3" no Wagoneer e 12,3" no Grand), e grandes centrais multimídias flutuantes ficam acima do painel em forma de asa - o Grand Cherokee L usa esse mesmo estilo. O couro Nappa é padrão em todas as versões Wagoneer, bem como nas versões Grand Wagoneer Série I. As versões Série II e Série III do Grand Wagoneer adotam o couro Palermo de ainda mais qualidade.
Ambos Wagoneer e Grand Wagoneer medem 5,43 metros de comprimento, 2,12 m de largura, 1,92 m de altura e um entre-eixos de 3,12 m. Mesmo com todos os bancos no lugar, os utilitários tem 775 litros de capacidade no porta-malas.
Galeria: Jeep Wagoneer 2022
Só tem V8
O Jeep Wagoneer recebe um 5.7 V8 com sistema híbrido-leve, entregando 397 cv e 55,9 kgfm de torque. Traz uma transmissão automática de 8 marchas e tração traseira e série, mas a Jeep irá oferecer o Wagoneer com três sistemas de tração nas quatro rodas como opcional. Quadra-Trac I é uma unidade de tempo integral e caixa de transferência única, enquanto uma caixa de transferência de duas velocidades aparece no Quadra-Trac. No topo da linha está Quadra-Drive II, que recebe uma caixa de transferência de duas velocidades e um diferencial eletrônico que responde mais rapidamente do que o LSD mecânico padrão.
A robusta estrutura carroceria sobre chassi oferece até 4,53 toneladas de reboque. Para ajudar no conforto está uma suspensão dianteira de duplo A na frente e traseira multilink, com molas helicoidais e amortecedores monotubos nas quatro rodas. A suspensão pneumática Quadra Lift do Jeep é opcional, trazendo distância máxima do solo de 25,6 cm - mesmo a versão normal tem impressionantes 21 cm. O pacote Advanced All-Terrain ainda adiciona proteção no assoalho com quatro skid plates de aço.
Apesar dessa capacidade off-road, a fabricante decidiu não dar ao Wagoneer um emblema “Trail Rated”, talvez devido ao fato de ser grande demais para uma trilha. Aproveitando ao máximo seu tamanho, a cabine enorme tem assentos de couro como padrão e espaço para sete ou oito passageiros, dependendo se está com a segunda fileira de assentos padrão ou com as cadeiras separadas opcionais. A terceira fila é supostamente grande o suficiente para adultos.
Vem de fábrica com a multimídia Uconnect 5, utilizando um display de 10,1". Todas as versões usam um painel de instrumentos digital de 10,3" e ainda recebe uma segunda tela de 10,3" para os controles do ar-condicionado e outros recursos de conforto nas versões mais caras. O Uconnect 5 é um dos sistemas mais fáceis de usar do mercado, embora seja a primeira vez que ele ainda trará os controles do ar-condicionado. Esperamos que a configuração da tela dividida seja mais amigável do que os sistemas semelhantes da Audi e Land Rover.
Galeria: Jeep Grand Wagoneer 2022
Diferenciando o Grand Wagoneer de seu irmão mais barato está o motor 6.4 V8 de 477 cv e 62,9 kgfm. Neste caso, sempre usa a transmissão automática de 8 marchas e o sistema Quadra-Trac II de tração 4x4 com caixa de transferência de duas velocidades.
Também de série esta suspensão a ar que facilita a entrada e carregamento do porta-malas quando estacionado, além de abaixar o SUV em velocidades maiores para reduzir um pouco da resistência do vento. Apesar de ter uma altura em relação ao solo de 25,6 cm, dificilmente alguém levará um carro de quase US$ 90 mil para a lama. Essas pessoas provavelmente estarão muito mais interessadas no conforto e tecnologia que o Grand Wagoneer promete oferecer.
No caso do Grand Wagoneer, vem de série com a segunda fileira usando apenas dois bancos e um console central fixo, da mesma forma que os bancos do motorista e passageiro. Dito isso, as famílias maiores podem optar por um assento normal se precisarem de até oito lugares. O uso extensivo de madeira genuína e detalhes em alumínio ajuda o Jeep a competir nesta categoria, e seu acabamento parece pelo menos igual ao de seus rivais. Além do mais, o Grand Wagoneer também recebe iluminação ambiente ajustável, dando-lhe uma aparência deslumbrante à noite.
Além do painel de instrumentos digital de 12,3" e a multimídia Uconnect 5 de 12", o Grand Wagoneer também oferece uma tela de 10,3" para o passageiro que fica no lado direito do painel. Ela oferece vários recursos de “co-piloto”, permitindo que o motorista se concentre na estrada enquanto o passageiro da frente mexe no GPS, reproduz áudio e ajusta as configurações do veículo. Além disso, o display pode fazer um espelhamento real do smartphone, permitindo que o passageiro faça coisas como responder e-mails, assistir vídeos, jogar e acessar as redes sociais. Um filtro de privacidade mantém a tela oculta do motorista, limitando a distração.
E os passageiros da segunda fila também irão se divertir, com um par de telas de 10,1" montadas nos encostos dos bancos dianteiros. Cada um deles pode acessar fontes distintas de áudio e vídeo, incluindo uma função Fire TV no carro que sincroniza com sua própria conta da Amazon Prime Vídeo para transmitir filmes e programas de TV diretamente para o Grand Wagoneer. Para a terceira fileira, ainda há um display de 10,3" que fica no console central.
Cheio de tecnologia
Além do sistema Uconnect 5 e suas telas, a família Jeep Wagoneer será um dos primeiros produtos da Stellantis a oferecer o Active Driving Assist por voz, que incorpora tecnologias de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e aviso de colisão frontal. Os detalhes não foram revelados, mas prevemos que estará disponível no Grand Wagoneer e talvez no Wagoneer Series III. É um recurso que só será oferecido mais para frente, chegando antes do final do ano para competir com o sistema Super Cruise da Cadillac.
O Wagoneer Series III e todas versões do Grand Wagoneer vêm de fábrica com áudio McIntosh, sendo o primeiro carro a usar um sistema de som da empresa. O McIntosh MX950 básico oferece 19 alto-falantes (um dos quais é um subwoofer de 10") e um amplificador de 950 watts, que deve fornecer um som bom o suficiente para a maioria dos ouvintes.
Os verdadeiros audiófilos vão querer entrar no Grand Wagoneer Series III, que vem com um sistema de áudio MX1375 Reference. São 23 alto-falantes, 1.950 watts de potência e processamento de som 3D para entregar um áudio nítido e realista. MX1375 também será opcional no Grand Wagoneer Series I e II.
Os novos Jeep Wagoneer e o Grand Wagoneer já estão disponíveis para reservas de pré-venda, com as primeiras entregas ao cliente acontecendo mais perto do verão. Oficialmente, a Jeep disse que estuda trazer o Grand Wagoneer ao país, mas não há nada definido ainda. Com a cotação do dólar cada vez mais alta, se o carro chegar ao país, o utilitário passará dos R$ 500 mil com facilidade - o Wrangler Rubicon, como referência, foi lançado no ano passado por R$ 420 mil.
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Fonte: Jeep