Presidente confirmou lançamentos e fala sobre a execução da estratégia global

O ano de 2020 foi muito mais que desafiador. Além da pandemia, a Ford encarou e foi bem sucedida na complexa missão de reestruturação de seus negócios na região da América do Sul. Com o objetivo de “jogar para ganhar”, e assim se tornar uma empresa mais rentável, passa pelo processo de aplicação de sua estratégia global com foco em SUVs, picapes e veículos comerciais.

Os primeiros resultados já apareceram. O novo Territory, lançado este ano, colocou a Ford em um dos segmentos mais quentes do mercado. E mais novidades estão a caminho.

Lyle Watters
Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais

Na última semana, Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, anunciou o investimento de US$ 580 milhões na fábrica de General Pacheco, Argentina, para a produção da nova geração da picape Ranger que está programada para chegar aos mercados da América do Sul em 2023.

Ford Ranger Black
Ford Ranger Black

Enquanto a nova geração segue em desenvolvimento, a Ranger Black será a nova versão da picape, especificamente para o Brasil. Sem revelar detalhes, a montadora destacou que a novidade é voltada ao uso urbano e apostará em um estilo robusto e sofisticado.

Portfólio  Ford Transit
Portfólio das configurações Ford Transit pelo mundo

Outra novidade comentada por Watters foi a van Transit, que retornará ao nosso mercado, desta vez com produção regional. A van comercial mais vendida no mundo colocará a montadora do oval azul no importante segmento de veículos comerciais, que deve seguir em ascensão com a retomada da economia.

Ford Mustang Mach 1 2021
Ford Mustang Mach 1

Dando sequência à ampliação da linha de produtos Ford em 2021, o executivo também confirmou para o Brasil o Mustang Mach 1, versão inspirada no clássico sucesso dos anos 1960. Além do visual aprimorado com estilo único, debaixo do capô está o motor 5.0 V8 que entrega 486 cv, a mesma potência que o Mustang Bullitt, com a diferença que o Mach 1 será oferecido com uma transmissão automática de 10 marchas. Fazendo jus ao design mais agressivo, também recebe algumas peças das versões preparadas Shelby, como os subframes e as saídas de escape de 4,5 polegadas além de uma tunagem especial para as pistas.

Ford Bronco Sport 2021
Ford Bronco Sport

Uma nova família global de SUVs

Grande destaque do anúncio feito por Watters foi a confirmação do Bronco no Brasil em 2021. Embora não tenha detalhado qual configuração chegará no próximo ano, a montadora trata o Bronco como uma família global de SUVs.

Ford Bronco 2021
Ford Bronco

Uma das configurações, denominada apenas Bronco, é inspirada na primeira geração do clássico modelo norte-americano e ostenta uma grande capacidade off-road. Vemos isso nas proporções, com balanços dianteiro e traseiro curtos, bitolas largas e um visual com linhas retas. Possui versões com quatro portas, além da carroceria duas portas como o modelo original. Com foco para uso fora de estrada, é equipado com os motores 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque e o 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 55,3 kgfm.

Ford Bronco Sport 2021
Ford Bronco Sport

Segundo modelo da linha é o Bronco Sport. Mantendo a mesma identidade de design, foi desenvolvido para atender o público que busca um SUV confortável e tecnológico para uso nas metrópoles, mas que também entrega boa capacidade off-road para o lazer. Debaixo do capô possui opções com o novo motor 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta que entrega 184 cv e o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, que gera 248 cv, ambos com câmbio automático de 8 marchas.

Ford Bronco Sport 2021
Interior do novo Ford Bronco Sport

As novidades anunciadas até agora também terão alto nível de tecnologia e conectividade. “São veículos que atendem diferentes clientes e segmentos, mas todos têm em comum a conectividade, que estará disponível progressivamente em diferentes países”, disse Watters. “Essa tecnologia traz grande funcionalidade e expande as possibilidades de oferecer uma ampla gama de serviços para atender e superar os crescentes desejos e expectativas dos consumidores.”

Jogar para ganhar

A estratégia global da Ford, que mudou seu foco para SUVs, picapes e veículos comerciais, começa a mostrar o pioneirismo na visão estratégica a longo prazo. Em todos os mercados, o desejo dos consumidores é cada vez mais crescente pelos utilitários esportivos. As picapes também ganham mais espaço. Com os recentes anúncios, a Ford começa a trilhar o caminho planejado.

Ford Bronco Sport 2021

"Em 2021, vamos continuar a focar em segmentos em crescimento nos quais podemos competir para vencer e melhor atender nossos clientes. Acredito que o ambiente de negócios do setor automotivo continuará a ser altamente desafiador no próximo ano. No entanto, vamos enfrentar esse desafio de frente e continuaremos a transformar nosso negócio para ser financeiramente sustentável. Esta é a nossa prioridade e foco", disse Watters.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com