Apesar de ser um dos segmento engolidos pelos SUVs, as station wagons resistem em alguns mercados, principalmente na Europa. E isso mantém vivas as peruas, inclusive em novas gerações, como a Golf Variant, flagrada em testes na Alemanha praticamente sem camuflagens e pronta para ser lançada aos sortudos mercados que ainda vendem este segmento.

Apesar dos boatos sobre o fim da perua do Golf, a própria Volkswagen acabou confirmando que ela se manteria na linha logo após o lançamento da oitava geração do hatch. Estes flagras mostram que, como sempre, ela manterá as linhas do Golf na dianteira e lateral, se diferenciando apenas pela traseira alongada. Na verdade, a única camuflagem está nas lanternas, escondendo as peças finais, que não devem ser tão grandes como aparecem nas fotos. Mas devem continuar invadindo a tampa do porta-malas, com sistema de LEDs. 

Flagra: VW Golf Variant 2021

O interior não tem mistérios. Adotará o mesmo que encontramos no Golf MK8, dando um salto em tecnologias e acabamento. A parte mecânica idem, com os motores 1.5 TSI a gasolina com 130 cv e 150 cv e o 2.0 TDI de 115 cv e 150 cv, com câmbio manual de 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem (DSG) com 7 marchas. Versões híbridas devem ser consideradas. O lançamento deve acontecer em outubro. 

Projeção - VW Golf Variant MK8

Recentemente, mostramos uma projeção feita pelo canal brasileiro OverboostBR. Podemos esperar algo nessa linha para a versão de produção, que infelizmente tem chances baixas de chegar ao Brasil. Nem mesmo o Golf foi confirmado, podendo aparecer em nosso mercado apenas na versão GTE e, no máximo GTI como um produto de nicho da Volkswagen por aqui. Uma pena, pois tivemos por um tempo a Golf Variant da geração anterior em nosso mercado, com o motor 1.4 TSI. 

A Golf Variant não é algo novo. Na Europa, a terceira, quarta, quinta, sexta e sétima gerações do Golf tiveram essa opção de carroceria. No Brasil, tivemos a quinta e sexta (como Jetta Variant) e a sétima, assumindo o nome europeu. 

Galeria: Flagra: VW Golf Variant 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com