É oficial. O Ford Fusion não é mais vendido no Brasil, antecipando o fim de sua produção, marcada para o final deste ano. O sedã grande já estava marcado para sair de linha desde 2018, quando a marca norte-americana anunciou que não iria mais vender sedãs ou hatchbacks nos Estados Unidos, pouco depois confirmando que a produção no México iria apenas até o final de 2020. No Brasil, o modelo já dava indicações de que não duraria muito mais, com vendas baixas e ainda na linha 2019.

Embora tenha tido uma boa vida nos primeiros anos, o Ford Fusion foi perdendo cada vez mais espaço nas vendas da empresa, tanto no Brasil quanto nos EUA. Para ter uma ideia, ele emplacou 832 unidades em 2019, sendo que mais da metade foi nos primeiros quatro meses do ano. Começou 2020 praticamente com pouquíssima disponibilidade e somente 14 unidades emplacadas entre janeiro e abril. Concessionários diziam que não recebiam uma unidade nova há meses.

Galeria: Ford Fusion 2019 (BR)

Sem o Fusion, a Ford passa a contar com apenas um sedã no país e reduz sua linha para 6 veículos: Ka, Ka Sedan, EcoSport, Edge, Ranger e Mustang. Ele era vendido em três versões, começando pela SEL 2.0 EcoBoost por R$ 149.990, passando para a Titanium 2.0 EcoBoost AWD por R$ 179.900. O topo da linha era do Titanium Hybrid, com um 2.0 aspirado e uma unidade elétrica, comercializada por R$ 182.990. O fim do sedã também faz com que a marca não tenha mais nenhum modelo eletrificado no país.

Há rumores de que o nome Fusion pode continuar, mas como uma perua aventureira, na mesma pegada que o Subaru Outback, em um segmento não tão concorrido mas que tem um bom número de clientes nos EUA. A mesma mudança é esperada para o Mondeo, a variante europeia do Fusion. Esta perua aventureira até apareceu em flagras algumas vezes.

No Brasil, o espaço do Fusion será ocupado por dois modelos que devem ocupar a mesma faixa de preços. O Bronco Sport será a opção mais barata enquanto o Escape Hybrid ficará na posição acima mirando em modelos de porte e preço do Toyota RAV4. Assim, os brasileiros que gostavam dos sedãs da marca só terão como opção o Ka Sedan, já que os demais sedãs da Ford, como EscortFocus Sedan e Taurus, são comercializados apenas na China.

Veja também

Ouça nosso podcast

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com