Durante o Salão do Automóvel de 2018, a Ford mostrou o Ka Urban Warrior, um Ka Sedan aventureiro que poderia ter inaugurado um segmento interessante em nosso mercado, juntando o visual que muitos buscam e suspensão elevada, com o espaço de um sedã. A Renault é outra que poderia ter aproveitado a oportunidade, já que o Logan tem o mesmo estilo parrudo do hatch Stepway, mas apenas nas versões com câmbio CVT.

A solução definitiva, no entanto, vem da China. Em fotos vazadas, apareceu o Citroën C3L, uma versão sedã do modelo que adota um visual topa-tudo, com direito a apliques nos para-lamas e suspensão elevada. Ele aparece em um dos principais mercados da PSA, produzido em parceria com Dongfeng, e será lançado por lá no segundo semestre deste ano. 

Em dezembro, o C3L já tinha sido revelado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Ele ainda usa a plataforma PF1, a mesma do Peugeot 208 que será substituído ainda este ano por uma nova geração. O sedã aventureiro mede 4,50 m de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,51 m de altura. Usa o motor 1.2 Puretech de três cilindros turbo com potência de 116 cv e torque de 19,4 kgfm.

Galeria: Citroën C3 Lounge - China

Por aqui, seria uma opção interessante (e curiosa) aos Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e cia. O visual aventureiro atrairia os consumidores que gostam da proposta, até então presentes nos hatches, com o adicional do amplo porta-malas. A Ford poderia ter aproveitado a deixa com o Ka Urban Warrior, mas até então não há qualquer sinal do lançamento dele... 

Da PSA no Brasil, esperamos o lançamento do novo Peugeot 208, produzido na Argentina sobre a plataforma CMP. Seria em maio, mas as paradas por conta da pandemia deixaram a estreia para o segundo semestre de 2020. Ainda é esperada a entrada da marca no segmento das picapes médias com a Landtrek, em 2021, e a nova geração do SUV 2008, este para 2022. A Citroën, por sua vez, terá uma nova linha de compactos com a base CMP a ser feita em Porto Real (RJ).  

Galeria: Novo Citroën C3L (China)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com