Uma das grandes preocupações com a quarentena para deter o coronavírus é a de não ter dinheiro para pagar as contas. Enquanto várias fabricantes como Ford, Hyundai e Nissan estão estendendo a garantia, um outro alento vem por parte do Conselho Monetário Nacional (CMN), que emitiu regras para que os bancos suspendam a cobrança de até duas prestações do financiamento de imóveis e veículos por 60 dias, permitindo que as pessoas usem o dinheiro com gastos básicos como luz, água e alimentação.

O que é feito, neste caso, é o adiamento destas parcelas para o final do financiamento. Então, se você iria terminar de pagar em março de 2021 e fizer a requisição para duas prestações, irá fazer pagamentos até maio do mesmo ano. As regras da CMN determinam que as parcelas manterão a taxa de juros estipulada no contrato (acrescidas do período extra de dois meses e também do IOF referente a esse período). Pré-requisitos: financiamento feito em um dos bancos abaixo; e que as prestações estejam em dia.

Até o momento, somente os bancos Bradesco e Itaú Unibanco adotaram as novas regras e oferecem maneiras de fazer a requisição. O Banco do Brasil só está suspendendo as parcelas para alguns financiamentos de pessoa jurídica. Já a Caixa Econômica Federal e o Santander disponibilizam a pausa somente para empréstimos e contratos imobiliários. Os pedidos podem ser feitos pelos números de atendimento de cada banco ou pelo internet banking. Veja o que fazer em cada caso:

Bradesco

O Bradesco pede que os clientes entrem em contato pelo Fone Fácil para fazer a requisição, pelos telefones 4002 0022 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 570 0022 (demais regiões). Também é possível fazer a negociação direto com o gerente de sua conta, ligando direto na agência. O banco promete liberar o recurso para o seu aplicativo para smartphones e pelo site, mas ainda não está disponível.

Itaú Unibanco

No caso do Itaú, o pedido precisa ser feito por telefone. Quem mora nas capitais e regiões metropolitanas devem ligar para 4002 0234, enquanto o número para as demais localidades é 0800 729 0234.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com