Vendas no Reino Unido: Ford emplaca Fiesta e Focus no topo em janeiro
Brexit faz mercado ter o pior início de ano desde 2014
Em seu último mês como integrante da União Europeia – o Brexit foi oficializado no último dia 31 -, o Reino Unido encerrou janeiro com 149.279 veículos novos comercializados, 7,3% a menos do que em 2019. De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o pior início dos últimos sete anos.
Conforme o SMTT, entidade responsável pela divulgação dos números, as vendas no varejo caíram quase 14% no período. A situação do mercado só não foi pior porque os números de registros de veículos elétricos e híbridos cresceram perto de 7%, atingindo praticamente 12% de participação na composição global.
Galeria: Novo Ford Fiesta 2018
Para se ter uma ideia, das 20 marcas mais vendidas 14 registraram queda. Ford (16.377), VW (13.197) e Mercedes-Benz (11.130), as três primeiras colocadas, estão entre elas. Já BMW (10.078) e Audi (9.760), demais integrantes do top 5, avançaram no período, com destaque para os 13,1% de alta desta última. O maior avanço, no entanto, veio da Nissan (8.251, +18,4%).
Assim como a Chevrolet no Brasil, a Ford também emplacou por lá os dois modelos mais vendidos. Repetindo as mesmas posições de janeiro de 2019, Fiesta (6.087) e Focus (5.287) cresceram na casa dos dois dígitos. O Nissan Qashqai, com 4.608 unidades, assegurou a mesma terceira posição do ano passado.
O destaque ficou por conta do Vauxhall Corsa (4.373), que teve um incremento nas vendas superior a 40%. Atrás do Volkswagen Golf (4.027), o Mercedes Classe A (3.214) e o Kia Sportage (2.457) perderam fôlego, embora menor do que a retração de mais de 20% registrada pelo VW Polo (2.336). BMW Série 3 (2.422, 8º) e Vauxhall Grandland X (2.261, 10º), marcaram presença no top 10 pelo 2º mês seguido.
POS. |
MODELO |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
JAN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
6.087 |
4,1% |
5.399 |
3,4% |
12,7% |
2 |
FORD FOCUS |
5.287 |
3,5% |
4.397 |
2,7% |
20,2% |
3 |
NISSAN QASHQAI |
4.608 |
3,1% |
4.270 |
2,7% |
7,9% |
4 |
VAUXHALL CORSA |
4.373 |
2,9% |
3.097 |
1,9% |
41,2% |
5 |
VW GOLF |
4.027 |
2,7% |
3.930 |
2,4% |
2,5% |
6 |
MERCEDES CLASSE A |
3.214 |
2,2% |
3.768 |
2,3% |
-14,7% |
7 |
KIA SPORTAGE |
2.457 |
1,6% |
3.063 |
1,9% |
-19,8% |
8 |
BMW SÉRIE 3 |
2.422 |
1,6% |
- |
- |
- |
9 |
VW POLO |
2.336 |
1,6% |
2.963 |
1,8% |
-21,2% |
10 |
VAUXHALL GRANDLAND X |
2.261 |
1,5% |
- |
- |
- |
POS. |
MARCA |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
JAN.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
16.377 |
11,0% |
16.629 |
10,3% |
-1,5% |
2 |
VOLKSWAGEN |
13.197 |
8,8% |
13.224 |
8,2% |
-0,2% |
3 |
MERCEDES-BENZ |
11.130 |
7,5% |
12.249 |
7,6% |
-9,1% |
4 |
BMW |
10.078 |
6,8% |
9.553 |
5,9% |
5,5% |
5 |
AUDI |
9.760 |
6,5% |
8.632 |
5,4% |
13,1% |
6 |
VAUXHALL |
9.236 |
6,2% |
12.250 |
7,6% |
-24,6% |
7 |
NISSAN |
8.251 |
5,5% |
6.969 |
4,3% |
18,4% |
8 |
TOYOTA |
7.903 |
5,3% |
8.575 |
5,3% |
-7,8% |
9 |
KIA |
6.284 |
4,2% |
8.328 |
5,2% |
-24,5% |
10 |
LAND ROVER |
5.613 |
3,8% |
5.601 |
3,5% |
0,2% |
11 |
SEAT |
5.201 |
3,5% |
5.522 |
3,4% |
-5,8% |
12 |
PEUGEOT |
5.129 |
3,4% |
5.653 |
3,5% |
-9,3% |
13 |
SKODA |
4.966 |
3,3% |
5.402 |
3,4% |
-8,1% |
14 |
VOLVO |
4.107 |
2,8% |
4.079 |
2,5% |
0,7% |
15 |
HYUNDAI |
4.005 |
2,7% |
5.778 |
3,6% |
-30,7% |
16 |
HONDA |
3.190 |
2,1% |
3.700 |
2,3% |
-13,8% |
17 |
CITROËN |
3.050 |
2,0% |
3.887 |
2,4% |
-21,5% |
18 |
RENAULT |
2.904 |
1,9% |
3.365 |
2,1% |
-13,7% |
19 |
JAGUAR |
2.325 |
1,6% |
2.121 |
1,3% |
9,6% |
20 |
MINI |
2.232 |
1,5% |
3.251 |
2,0% |
-31,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
149.279 |
... |
161.013 |
... |
-7,3% |
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação