O mercado brasileiro de 2020 parece que vai seguir roteiro semelhante ao do ano passado, com o Onix disparado na liderança - só que agora em dose dupla. Se antes era apenas o hatch que assombrava a concorrência, agora o sedã Onix Plus reiteira mais uma vez a dobradinha e dá indícios que o domínio da Chevrolet na categoria dos compactos tende a aumentar.
No acumulado até o dia 30 de janeiro, pelos dados do Ranavam, o Onix liderava com praticamente o dobro de volume do irmão Onix Plus, deixando o Ford Ka na terceira posição com uma margem de quase 1,5 mil unidades. Por sua vez, o Hyundai HB20 de nova geração não parece ter pique para voltar a disputar a vice-liderança, ficando neste mês numa posição intermediária entre disputar o terceiro lugar com o Ka e ser ameaçado pelo VW Gol pela quarta posição.
O veterano da VW, aliás, começa mais um ano à frente do irmão mais moderno, o Polo, que por sua vez entra em 2020 superando o rival Fiat Argo. Entre os dois VW, o Renault Kwid segue ali mostrando que pode beliscar o Top 5.
Entre os SUVs, a novidade é a volta do Jeep Compass à liderança do segmento, seguido pelo Renegade. Hyundai Creta e Nissan Kicks seguem travando uma briga particular, enquanto o VW T-Cross não vem mostrando em janeiro a mesma força do final de 2019 - ele chegou a liderar e agora está na quinta posição do segmento, atrás do Honda HR-V. No meio desses SUVs todos, o Toyota Corolla aparece na décima quarta posição.
Fechando o Top 20, temos um duelo entre o Ford Ka Sedan e o VW Virtus, com diferença de apenas 3 unidades - briga que só será decidida quando tivermos acesso aos dados completos de janeiro, incluindo o dia 31, o que acontecerá no começo da próxima semana.
POS. | MODELO | PARC. JAN. 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 16.434 |
2º | CHEVROLET ONIX PLUS | 8.363 |
3º | FORD KA | 6.896 |
4º | HYUNDAI HB20 | 6.225 |
5º | VW GOL | 5.794 |
6º | RENAULT KWID | 5.438 |
7º | VW POLO | 5.346 |
8º | FIAT ARGO | 4.448 |
9º | RENAULT KWID | 5.681 |
10º | JEEP COMPASS | 4.087 |
11º | FIAT MOBI | 4.087 |
12º | JEEP RENEGADE | 3.979 |
13º | TOYOTA COROLLA | 3.745 |
14º | HYUNDAI CRETA | 3.582 |
15º | NISSAN KICKS | 3.575 |
16º | HONDA HR-V | 3.184 |
17º | VW T-CROSS | 3.146 |
18º | FORD KA SEDAN | 3.000 |
19º | VW VIRTUS | 2.997 |
20º | VW FOX | 2.803 |
Comerciais Leves
Mesmo às vésperas da estreia da nova geração da Fiat Strada, a picapinha da marca italiana segue liderando entre os comerciais leves. A diferença para a irmã maior Toro, no entanto, está em somente 182 unidades. Já a Toyota Hilux completa o pódio com ampla folga sobre a Chevrolet S10, em quinto, com a VW Saveiro entre elas.
Vale destacar a ausência das picapes Nissan Frontier e Mitsubishi L200 do Top 10 de janeiro, que tiveram seus lugares tomados pelos furgões Fiat Fiorino e Renault Master.
POS. | MODELO | PARC. JAN. 20 |
1º | FIAT STRADA | 5.219 |
2º | FIAT TORO | 5.037 |
3º | TOYOTA HILUX | 3.229 |
4º | VW SAVEIRO | 3.172 |
5º | CHEVROLET S10 | 2.303 |
6º | FORD RANGER | 1.577 |
7º | VW AMAROK | 1.287 |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.047 |
9º | FIAT FIORINO | 833 |
10º | RENAULT MASTER | 676 |
Fonte: Renavam
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com