Estreia será em março, durante o Salão de Genebra

Uma das estreias mais importantes do ano para a Volkswagen no mercado global será, sem dúvidas, a oitava geração do Volkswagen Golf GTI. Confirmado para o Salão de Genebra (Suíça), no início de março), o hot hatch acabou aparecendo na internet antes da hora, revelando sua traseira em imagens que circulam pelas redes sociais.

Se tivesse que apostar, diria que esta traseira pertence ao Volkswagen Golf GTI TCR ao invés da versão normal, por conta do spoiler diferente montado na parte de cima do veículo. O modelo "normal" deve utilizar um spoiler mais simples, sem as passagens de ar que este tem. Além do mais, rumores circulam há um tempo dizendo que o Golf GTI terá variantes com potências diferentes.

 

O design é bem típico da VW, com uma evolução sutil do que vimos no Golf GTI anterior, assim como aconteceu com a versão convencional do hatch médio. Não temos certeza sobre as rodas, mas vale lembrar que a marca deve colocar várias opções como opcionais, tanto para o Golf GTI quanto para o GTI TCR.

Outro detalhe que deixa óbvio que este não é o Golf normal é a saída dupla de escapamento e um pequeno difusor de ar, enquanto a altura do carro indica que deve ter recebido uma suspensão mais baixa e firme. O logo "Golf" na traseira continua escondido sob fita branca e não parece ter recebido ainda o emblema "GTI". Não que isso seja uma surpresa, já que é um protótipo pré-produção, então ficará devendo alguns detalhes como este.

Rumores dizem que o Golf GTI padrão terá 235 cv vindos do motor 2.0 turbo e que ainda deve contar com um sistema híbrido-leve de 48V, trabalhando com um câmbio manual de 6 marchas ou DSG de dupla embreagem e 7 posições. O Golf GTI TCR aumentará a potência para 290 cv e ganhará recursos como diferencial blocante, rodas maiores e freios mais eficientes.

Resta saber se o TCR será revelado junto com o Volkswagen Golf GTI normal em Genebra, já que a fabricante pretende mostrar o GTD, variante diesel do esportivo, no mesmo momento. Em julho será a vez do Golf R fazer sua estreia, tendo como palco o Festival de Goodwood e com mais de 300 cv sob o capô.