O mercado brasileiro vendeu quase 34 mil SUVs/crossovers premium em 2019. O número representou uma evolução de 3,17% em relação a 2018 e só não foi melhor porque três dos cinco modelos mais vendidos na faixa de entrada – a mais representativa - tiveram resultados piores no período.
Campeão na preferência dos consumidores da Classe I pela terceira vez seguida, o BMW X1 (4.257), com leve avanço (+4%), abriu vantagem sobre os adversários em seu melhor ano desde 2011 (4.974). Terceiro no ranking de 2018, o Mercedes GLA (2.769) subiu uma posição apesar de perder fôlego nos últimos doze meses (-6,3%) - algo que pode mudar com a chegada da nova geração ainda no primeiro semestre de 2020.
Próximo do representante da marca alemã, o Volvo XC40 (2.429) completou o pódio. Líder até 2016 e segundo no ano passado, o Audi Q3 (1.711) perdeu quase 47% de seus emplacamentos no último ano da atual geração. Com o novo modelo da marca das quatro argolas, além da chegada do novo GLA, o desempenho da categoria tende a mostrar um cenário diferente ao final de 2020.
Praticamente dobrando os números de 2018, o BMW X2 (1.210) completou o top 5. Separados por aproximadamente 100 unidades, os ingleses Land Rover Evoque (1.159) e Jaguar E-Pace (1.056) recuaram uma posição cada. Estreante no ano passado, o Lexus UX (490) ficou à frente do Mini Coutryman (472), desta vez o lanterna graças a uma queda de quase 24%.
Na faixa intermediária, o Volvo XC60 (3.443) repetiu a posição de honra, desta vez com mais de mil unidades de vantagem sobre o segundo colocado graças ao seu novo recorde anual. Nº 1 até 2017, o Land Rover Discovery Sport (2.357) perdeu quase 19% de seus compradores. Mais do que dobrando os números do ano anterior, o novo Audi Q5 (2.040) conquistou seu primeiro pódio.
Apesar de reestilizado no 2º semestre, o Mercedes GLC (1.248) caiu para o quarto lugar e viu a perigosa aproximação de um BMW X3 (1.137) em seu melhor momento em cinco anos. Mostrando o bom momento da marca de Munique, o X4 (810) veio logo na sequência, com alta superior a 30%. Sétimo há um ano, o Jaguar F-Pace (436) caiu para nono, superado pelo Lexus NX (531) e pelo Porsche Macan (497).
A única novidade na liderança apareceu apenas entre os modelos mais sofisticados. Com 1.070 emplacamentos, o Volvo XC90 teve um incremento de mais de 20% para garantir a posição de honra. Dois modelos da Land Rover – Velar (849) e Range Rover Sport (723) -, ambos em alta, completaram o pódio.
O BMW X5 (711), que havia sido o quinto há um ano, subiu uma posição no seu 2º melhor resultado desde sua chegada ao país em 2002, atrás apenas das 876 unidades de 2015. Único entre os seis primeiros com resultado negativo (-23,2%), o Land Rover Discovery (684) caiu do primeiro para o sexto lugar. Destaque em evolução no ano passado, o Porsche Cayenne (563) aumentou suas vendas em mais de 53%.
O Mercedes GLE (268), cuja nova geração chegará ao mercado nos próximos meses, encerrou 2019 com retração de quase 40%. Ainda pior (-43%), o BMW X6 (127) perdeu a oitava posição para o Audi Q7 (155). O Range Rover, com 92 unidades, completou o top 10. Estreantes no ano passado, Audi Q8 (87) e BMW X7 (41) ficaram à frente do Mercedes GLS (33).
Em seu segundo ano de mercado, o Maserati Levante emplacou as mesmas 25 unidades do icônico Mercedes Classe G, ambos seguidos pelo empate do Lamborghini Urus (23) e do Lexus RX (23). Mais caro SUV já vendido no país, o Rolls-Royce Cullinan (1) foi o lanterna junto com o VW Touareg (1).
SUVs / Crossovers Premium I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
BMW X1 |
4257 |
27,37% |
4091 |
25,12% |
4,06% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ GLA/GLA45 |
2769 |
17,80% |
2956 |
18,15% |
-6,33% |
3º |
3º |
VOLVO XC40 |
2429 |
15,62% |
2395 |
14,70% |
1,42% |
4º |
4º |
AUDI Q3 / RSQ3 |
1711 |
11,00% |
3227 |
19,81% |
-46,98% |
2º |
5º |
BMW X2 |
1210 |
7,78% |
609 |
3,74% |
98,69% |
8º |
6º |
LAND ROVER EVOQUE |
1159 |
7,45% |
1454 |
8,93% |
-20,29% |
5º |
7º |
JAGUAR E-PACE |
1056 |
6,79% |
937 |
5,75% |
12,70% |
6º |
8º |
LEXUS UX |
490 |
3,15% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
472 |
3,03% |
618 |
3,79% |
-23,62% |
7º |
|
|
15553 |
100,00% |
16287 |
100,00% |
-4,51% |
|
SUVs / Crossovers Premium II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
VOLVO XC60 |
3443 |
27,25% |
2917 |
25,80% |
18,03% |
1º |
2º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
2357 |
18,66% |
2895 |
25,60% |
-18,58% |
2º |
3º |
AUDI Q5 / SQ5 |
2040 |
16,15% |
941 |
8,32% |
116,79% |
4º |
4º |
MERCEDES-BENZ GLC/GLC43/GLC63 |
1248 |
9,88% |
1349 |
11,93% |
-7,49% |
3º |
5º |
BMW X3 |
1137 |
9,00% |
921 |
8,15% |
23,45% |
5º |
6º |
BMW X4 |
810 |
6,41% |
621 |
5,49% |
30,43% |
6º |
7º |
LEXUS NX |
531 |
4,20% |
466 |
4,12% |
13,95% |
8º |
8º |
PORSCHE MACAN |
497 |
3,93% |
425 |
3,76% |
16,94% |
9º |
9º |
JAGUAR F-PACE |
436 |
3,45% |
538 |
4,76% |
-18,96% |
7º |
10º |
FORD EDGE |
134 |
1,06% |
234 |
2,07% |
-42,74% |
10º |
|
|
12633 |
100,00% |
11307 |
100,00% |
11,73% |
|
SUVs / Crossovers Premium III |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
VOLVO XC90 |
1070 |
19,45% |
876 |
17,33% |
22,15% |
2º |
2º |
LAND ROVER VELAR |
849 |
15,43% |
839 |
16,59% |
1,19% |
3º |
3º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
723 |
13,14% |
591 |
11,69% |
22,34% |
4º |
4º |
BMW X5 |
711 |
12,92% |
467 |
9,24% |
52,25% |
5º |
5º |
LAND ROVER DISCOVERY |
684 |
12,43% |
890 |
17,60% |
-23,15% |
1º |
6º |
PORSCHE CAYENNE |
563 |
10,23% |
367 |
7,26% |
53,41% |
7º |
7º |
MERCEDES-BENZ GLE/GLE43/GLE63 |
268 |
4,87% |
436 |
8,62% |
-38,53% |
6º |
8º |
AUDI Q7 |
155 |
2,82% |
133 |
2,63% |
16,54% |
9º |
9º |
BMW X6 |
127 |
2,31% |
223 |
4,41% |
-43,05% |
8º |
10º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
92 |
1,67% |
80 |
1,58% |
15,00% |
10º |
11º |
AUDI Q8 |
87 |
1,58% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
BMW X7 |
41 |
0,75% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
MERCEDES-BENZ GLS |
33 |
0,60% |
45 |
0,89% |
-26,67% |
12º |
14º |
MASERATI LEVANTE |
25 |
0,45% |
30 |
0,59% |
-16,67% |
13º |
15º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
25 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
16º |
LAMBORGHINI URUS |
23 |
0,42% |
2 |
0,04% |
1050,00% |
15º |
17º |
LEXUS RX |
23 |
0,42% |
71 |
1,40% |
-67,61% |
11º |
18º |
ROLLS-ROYCE CULLINAN |
1 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
19º |
VW TOUAREG |
1 |
0,02% |
6 |
0,12% |
-83,33% |
14º |
|
|
5501 |
100,00% |
5056 |
100,00% |
8,80% |
|
No apagar das luzes de 2019, os líderes no acumulado do ano também foram os preferidos em cada uma das três categorias, todos com crescimentos acima dos 25% na comparação com o final de 2018.
Na Classe I, o BMW X1 ultrapassou a barreira das 400 unidades pela única vez no 2º semestre (443). Segundo colocado, o Volvo XC40 (287) teve o seu melhor mês no ano. Terceiro, o Mercedes GLA repetiu as mesmas 228 unidades de novembro.
Sexto no mês anterior, o Land Rover Evoque (180) subiu duas posições, mais do que dobrando os números do ano passado. Atrás do Jaguar E-Pace (86), do BMW X2 (80) e do Lexus UX (80), o destaque negativo foi o Q3: com apenas 78 emplacamentos, o Audi não vendia tão pouco desde dezembro de 2013 (97).
Na Classe II, o Volvo XC60 (413), em alta de mais de 50%, atingiu seu novo recorde no país. Apesar do maior avanço do Audi Q5 (219), o Land Rover Discovery Sport (275) foi quem fechou na segunda posição. Reestilizado, o Mercedes GLC (203) também teve seu mês mais expressivo desde a chegada ao país.
Já na Classe III, o Volvo XC90 (107) só não vendeu mais do que em março (109). Sem registrar número tão expressivo em exatos três anos, o BMW X5 (91) foi o segundo, apenas duas unidades à frente do Land Rover Discovery (89). Vice-líder em novembro, o Porsche Cayenne (65) caiu para quinto, atrás do Range Rover Sport (67).
O grande destaque, no entanto, veio da Audi. Presente no Brasil desde o 2º semestre de 2006, o Q7 (38) nunca havia conquistado tantos consumidores. Perdendo quase 2/3 dos emplacamentos do ano passado, o Land Rover Velar (29) registrou seu nível mais baixo desde novembro de 2017, quando foi lançado.
SUVs / Crossovers Premium I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW X1 |
443 |
342 |
354 |
29,47% |
27,94% |
29,53% |
25,14% |
2º |
VOLVO XC40 |
287 |
215 |
354 |
19,10% |
17,57% |
33,49% |
-18,93% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLA/GLA45 |
228 |
228 |
196 |
15,17% |
18,63% |
0,00% |
16,33% |
4º |
LAND ROVER EVOQUE |
180 |
86 |
89 |
11,98% |
7,03% |
109,30% |
102,25% |
5º |
JAGUAR E-PACE |
86 |
90 |
99 |
5,72% |
7,35% |
-4,44% |
-13,13% |
6º |
BMW X2 |
80 |
63 |
63 |
5,32% |
5,15% |
26,98% |
26,98% |
7º |
LEXUS UX |
80 |
64 |
0 |
5,32% |
5,23% |
25,00% |
- |
8º |
AUDI Q3/RSQ3 |
78 |
107 |
393 |
5,19% |
8,74% |
-27,10% |
-80,15% |
9º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
41 |
29 |
79 |
2,73% |
2,37% |
41,38% |
-48,10% |
|
|
1503 |
1224 |
1627 |
100,00% |
100,00% |
22,79% |
-7,62% |
SUVs / Crossovers Premium II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
VOLVO XC60 |
413 |
277 |
268 |
29,50% |
26,38% |
49,10% |
54,10% |
2º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
275 |
171 |
210 |
19,64% |
16,29% |
60,82% |
30,95% |
3º |
AUDI Q5/SQ5 |
219 |
246 |
86 |
15,64% |
23,43% |
-10,98% |
154,65% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLC/GLC43/GLC63 |
203 |
123 |
160 |
14,50% |
11,71% |
65,04% |
26,88% |
5º |
BMW X3 |
129 |
82 |
152 |
9,21% |
7,81% |
57,32% |
-15,13% |
6º |
BMW X4 |
80 |
59 |
90 |
5,71% |
5,62% |
35,59% |
-11,11% |
7º |
LEXUS NX |
32 |
44 |
67 |
2,29% |
4,19% |
-27,27% |
-52,24% |
8º |
PORSCHE MACAN |
26 |
31 |
8 |
1,86% |
2,95% |
-16,13% |
225,00% |
9º |
JAGUAR F-PACE |
20 |
13 |
47 |
1,43% |
1,24% |
53,85% |
-57,45% |
10º |
FORD EDGE |
3 |
4 |
11 |
0,21% |
0,38% |
-25,00% |
-72,73% |
|
|
1400 |
1050 |
1099 |
100,00% |
100,00% |
33,33% |
27,39% |
SUVs / Crossovers Premium III |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
VOLVO XC90 |
107 |
85 |
85 |
20,58% |
19,91% |
25,88% |
25,88% |
2º |
BMW X5 |
91 |
61 |
17 |
17,50% |
14,29% |
49,18% |
435,29% |
3º |
LAND ROVER DISCOVERY |
89 |
70 |
119 |
17,12% |
16,39% |
27,14% |
-25,21% |
4º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
67 |
45 |
102 |
12,88% |
10,54% |
48,89% |
-34,31% |
5º |
PORSCHE CAYENNE |
65 |
73 |
35 |
12,50% |
17,10% |
-10,96% |
85,71% |
6º |
AUDI Q7 |
38 |
6 |
12 |
7,31% |
1,41% |
533,33% |
216,67% |
7º |
LAND ROVER VELAR |
29 |
44 |
75 |
5,58% |
10,30% |
-34,09% |
-61,33% |
8º |
AUDI Q8 |
9 |
12 |
0 |
1,73% |
2,81% |
-25,00% |
- |
9º |
MERCEDES-BENZ GLE/GLE43/GLE63 |
9 |
13 |
49 |
1,73% |
3,04% |
-30,77% |
-81,63% |
10º |
BMW X7 |
5 |
6 |
0 |
0,96% |
1,41% |
-16,67% |
- |
11º |
BMW X6 |
3 |
1 |
19 |
0,58% |
0,23% |
200,00% |
-84,21% |
12º |
MERCEDES-BENZ GLS |
3 |
5 |
3 |
0,58% |
1,17% |
-40,00% |
0,00% |
13º |
MASERATI LEVANTE |
2 |
1 |
3 |
0,38% |
0,23% |
100,00% |
-33,33% |
14º |
LAMBORGHINI URUS |
1 |
0 |
2 |
0,19% |
0,00% |
- |
-50,00% |
15º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
1 |
2 |
3 |
0,19% |
0,47% |
-50,00% |
-66,67% |
16º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
1 |
3 |
0 |
0,19% |
0,70% |
-66,67% |
- |
|
|
520 |
427 |
524 |
100,00% |
100,00% |
21,78% |
-0,76% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência