Considerado, junto com o Fiesta, um dos principais produtos da Ford na Europa, o Focus tem se revelado verdadeiramente competitivo e bom de loja nesta nova geração. Segundo a marca, já foram entregues mais de 194.700 unidades só nos 10 primeiros meses deste ano, o que representa em média um exemplar vendido a cada 13,5 segundos. Levando em conta o tempo de mercado da atual linhagem (lançada em junho de 2018), já são mais de 250 mil veículos vendidos. Entre outros fatores, o resultado se deve em boa parte pela vasta gama de opções do catálogo, que não por acaso acaba de ser ampliado com a chegada da variante aventureira de luxo Active X Vignale.

Galeria: Ford Focus Active X Vignale

Disponível tanto para a carroceria hatchback quanto para a perua, a novidade se destaca por reunir traje campeiro com aspecto crossover e acabamento de luxo em um único pacote. Até então, ambas as configurações só podiam ser adquiridas separadamente. Entre outros diferenciais, destaque para rodas exclusivas de 17 polegadas, capa dos espelhos retrovisores na cor preta e teto com pintura contrastante. A lista de equipamentos é generosa e inclui desde faróis de LED e bancos revestidos em couro até sistema de estacionamento automático Active Park Assist.

Para 2020, a promessa da Ford é ampliar ainda mais o portfólio com a oferta de de opções equipadas com motor a gasolina EcoBoost associado a um sistema híbrido-leve. Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que o conjunto será o mesmo que já equipa o crossover Puma, ou seja, propulsor 1.0 turbo de três cilindros com potência de 155 cv.

No Brasil, onde o segmento de hatchbacks médios agoniza, não há planos para o lançamento do Focus de nova geração. O modelo anterior deixou de ser feito na Argentina neste ano e deverá ser substituído por um crossover (próxima geração do Territory) na planta do país vizinho. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com