O fim do Focus no Brasil não é uma noticia nova, mas agora é pra valer. Anunciado desde outubro de 2018, o encerramento da produção do modelo na Argentina agora se refletiu no mercado nacional. O hatch saiu do site oficial da marca, ficando apenas o Fastback, e também sumiu das lojas.

A reportagem do Motor1.com ligou em três concessionárias Ford de São Paulo (SP) e somente duas tinham uma ou duas unidades do hatch - sempre na versão SE com motor 1.6 e pequenos descontos sobre o preço de tabela (de R$ 65.990 a R$ 68.990 dependendo da cor). Uma delas tinha também uma unidade do Focus Fastback no estoque. A produção na Argentina foi interrompida em maio deste ano.

Galeria: Ford Focus Hatch - Brasil

O Focus hatch se despede do Brasil, onde começou a ser vendido em 1998 com grande destaque para sua suspensão traseira independente e visual futurista diante dos seus concorrentes da época: Chevrolet Astra, Volkswagen Golf, Citroën Xsara e Peugeot 306, entre outros. No exterior, a nova geração roda desde o ano passado, mas o encolhimento do segmento de hatches médios no país fez a Ford optar por encerrar a venda do Focus no Mercosul. Em seu lugar, a marca deve trazer os SUVs Territory e Escape em 2020 e 2021, respectivamente.  

Outro modelo que deixou o site da Ford foi o Fiesta Sedan, que era importado do México e vivia de estoques nas concessionárias. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com