A Toyota não conseguiu segurar o segredo por mais uma semana. Este é o Toyota Raize, novo SUV compacto da fabricante desenvolvido em parceria com a Daihatsu, sua marca mais acessível em alguns mercados, e que será a opção de entrada da empresa. Ao que tudo indica, ele será a base do futuro crossover que será produzido e lançado no Brasil em 2021, fazendo com que a japonesa finalmente entre no segmento.

Galeria: Toyota Raize - Imagens vazadas

O Toyota Raize aparece em duas imagens, uma que aparenta ser do material de divulgação da marca e outra que mostra sua frente bem de perto. Fica claro que a inspiração de suas linhas veio do RAV4, com faróis semelhantes e uma grade bem proeminente. Ainda assim, consegue ser diferente, por conta do formato da entrada de ar e dos faróis de neblina.  As fotos que mostram o carro de lado adiantam que terá um perfil semelhante ao do Daihatsu Rocky, com teto bem quadrado, assim como a traseira com lanternas duplas na horizontal. 

Assim como o Rocky, o Raize deve utilizar a plataforma DNGA, uma versão mais barata da TNGA usada pelo Corolla, feita para países emergentes. As dimensões não foram reveladas, mas não deve fugir do que vimos no modelo da Daihatsu. O Rocky mede 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de altura, 1,62 m de largura e 2,52 m de entre-eixos. Também deve utilizar o motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando 98 cv e 14,3 kgfm. As opções de transmissão serão a automática CVT e manual de 6 marchas, e será vendido com tração dianteira ou integral, dependendo da versão.

Com 4 metros de comprimento, o Toyota Raize seria pequeno para o Brasil. No entanto, sua plataforma é modular, o que permite que a versão brasileira seja alterada para ter um entre-eixos mais longo e com balanços maiores - basta lembrar que o nosso VW T-Cross é maior que o o europeu, por exemplo. Como comparação, o Jeep Renegade, líder do segmento, tem 4,19 m de comprimento e entre-eixos de 2,65 m. 

A motorização também pode mudar. O imposto anual pago no Japão muda de acordo com o tamanho do motor e o quanto ele polui. Por isso o 1.0 turbo tem apenas 98 cv. A Toyota não oferece um motor destes no Brasil, então ele poderia ser substituído por uma das opções nacionais, como o 1.5 do Yaris ou até o 2.0 do Corolla.

O Toyota Raize será apresentado oficialmente no dia 5 de novembro no Japão, quando saberemos todos os detalhes sobre ele. Já no Brasil, a estreia acontecerá somente em 2021. A fabricante anunciou um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP), a mesma de Etios e Yaris, para produzir um novo veículo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com