Há um tempo que a Audi vem brincando com a ideia de lançar um cupê de quatro portas para disputar diretamente com o Mercedes-Benz CLA e, em breve, com o BMW Série 2 Gran Coupe. Tanto que a marca mostrou o conceito TT Sportback em outubro de 2014. Porém, o modelo nunca foi lançado e, de acordo com a revista britânica Autocar, ele foi adiado para 2021. O motivo seria um "gargalo na engenharia", o que quer dizer que os engenheiros estão todos ocupados desenvolvendo outros carros.

Galeria: Audi TT Sportback concept 2014

A notícia publicada pela Autocar dá mais detalhes sobre como será a linha da próxima geração do A3. Terá os tradicionais Sportback e Sedan, mas perderá as variantes de duas portas e conversível, por conta da baixa demanda. A revista Auto Express diz que a Audi está trabalhando em um crossover baseado no A3, que a Autocar diz que será batizado como A3 Allroad, com tração integral e que seria lançado em meados de 2021.

Fontes de dentro da Audi disseram à Autocar que a próxima geração do A3 será "o carro mais avançado de seu segmento e uma referência em termos de refinamento." É uma descrição forte, mas um executivo sênior da marca está confiante que o novo modelo será melhor do que seu antecessor em todos os aspectos, especialmente no interior. Ele irá oferecer uma "sensação de luxo" e várias tecnologias que normalmente são encontradas em segmentos mais caros, enquanto a qualidade de direção buscará ser a melhor da categoria.

Usando uma evolução da plataforma modular MQB, para reduzir o seu peso, o novo Audi A3 deve ter um ciclo de vida de sete anos, oferecendo versões a gasolina, diesel e variantes híbridas leve e plug-in. Terá até uma opção abastecida com gás natural. Um sucessor direto do A3 E-Tron estaria nos planos, usando a mesma tecnologia de baterias usada pelo SUV elétrico E-Tron. Os esportivos S3 e RS3 estão previstos para 2020, com cerca de 325 cv na primeira versão, enquanto o RS3 chegará perto dos 420 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com