Citroën C3 tem pior resultado em 16 anos, com 232 unidades

Segmento mais importante do mercado brasileiro e responsável por aproximadamente 1/3 de todas as vendas, os hatches compactos intermediários superaram as 70 mil unidades emplacadas em junho, uma alta de quase 8% em relação a 2018. Para se ter uma ideia, apenas três modelos do top 10 não registraram avanço no período.

Chevrolet Onix Advantage Automatico
HB20 abre

Com quase 3 mil unidades de vantagem sobre a soma dos dois rivais mais próximos, o Chevrolet Onix (19.500), com crescimento de mais de 20% mesmo às vésperas do lançamento da nova geração, chegou ao 9º mês consecutivo acima das 18 mil unidades. Terceiro em maio, o Ford Ka (8.398) subiu uma posição, com o Hyundai HB20 (8.147) na cola.

O maior destaque do mês passado, no entanto, foi o Argo. Com 7.539 unidades, o Fiat subiu da sexta para a quarta posição graças ao novo recorde de vendas do modelo, superando as 6.880 unidades de outubro passado. Quase mil unidades atrás, o VW Gol (6.656) avançou mais de 30% nos últimos doze meses.

Embora com a menor evolução dos primeiros colocados, o VW Polo (5.428) não sofreu ameaça na disputa pela sexta posição, já que o Sandero (3.007), cuja reestilização será apresentada oficialmente no final deste mês, perdeu mais da metade dos compradores de 2018. Próximo do Renault, o Toyota Yaris (2.877) completou um ano seguido à frente do Honda Fit (1.753), este em seu mês mais fraco desde junho do ano passado.

À frente do modelo da marca japonesa, o VW Fox (2.645) não vendia tão pouco desde fevereiro de 2018 (2.581), enquanto o Fiat Uno (1.800) mais do que quadruplicou o resultado de um ano atrás. Ofuscado pelo Yaris, o Toyota Etios Hatch (1.436) recuou quase 51%. A lanterna coube ao Citroën C3 (232), que atingiu seu desempenho mais fraco desde maio de 2003 (168).

Hatches Compactos II

POS.

MODELO

JUN/19

MAI/19

JUN/18

% JUN 19

% MAI 19

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2019/2018

CHEVROLET ONIX

19500

22279

16218

27,53%

27,97%

-12,47%

20,24%

FORD KA

8398

9484

7690

11,85%

11,91%

-11,45%

9,21%

HYUNDAI HB20

8147

10111

8292

11,50%

12,69%

-19,42%

-1,75%

FIAT ARGO

7539

5599

5484

10,64%

7,03%

34,65%

37,47%

VW GOL

6656

8317

5029

9,40%

10,44%

-19,97%

32,35%

VW POLO

5428

6199

4974

7,66%

7,78%

-12,44%

9,13%

RENAULT SANDERO

3007

3834

6139

4,24%

4,81%

-21,57%

-51,02%

TOYOTA YARIS

2877

3222

208

4,06%

4,05%

-10,71%

1283,17%

VW FOX / CROSSFOX

2645

3330

3265

3,73%

4,18%

-20,57%

-18,99%

10º

FIAT UNO

1800

1666

427

2,54%

2,09%

8,04%

321,55%

11º

HONDA FIT

1753

2317

1740

2,47%

2,91%

-24,34%

0,75%

12º

TOYOTA ETIOS HATCH

1436

1762

2907

2,03%

2,21%

-18,50%

-50,60%

13º

PEUGEOT 208

571

520

528

0,81%

0,65%

9,81%

8,14%

14º

NISSAN MARCH

565

406

1038

0,80%

0,51%

39,16%

-45,57%

15º

FORD FIESTA

289

284

1426

0,41%

0,36%

1,76%

-79,73%

16º

CITROËN C3

232

320

466

0,33%

0,40%

-27,50%

-50,21%

 

 

70843

79650

65831

100,00%

100,00%

-11,06%

7,61%

Renault Kwid Outsider 2020
Fiat Mobi Cross

MODELOS DE ENTRADA

Entre os modelos de entrada, o crescimento geral foi de pouco mais de 20%, em grande parte por conta do líder Kwid: com 7.882 emplacamentos, o menor dos Renault registrou incremento de quase 60% frente ao desempenho de 2018. 

Com alta de quase 5%, o Fiat Mobi foi o preferido por 4.639 consumidores, quase quatro vezes mais do que o VW up! (1.246), em baixa de 30,5%. Mais uma vez lanterna, o Chery QQ (137) não vendia tão pouco desde abril de 2017 (84).

Hatches Compactos I

POS.

MODELO

JUN/19

MAI/19

JUN/18

% JUN 19

% MAI 19

VARIAÇÃO JUN/MAI

VARIAÇÃO 2019/2018

RENAULT KWID

7882

8661

5004

56,69%

57,35%

-8,99%

57,51%

FIAT MOBI

4639

5160

4435

33,36%

34,17%

-10,10%

4,60%

VW UP!

1246

1139

1792

8,96%

7,54%

9,39%

-30,47%

CHERY QQ

137

143

239

0,99%

0,95%

-4,20%

-42,68%

 

 

13904

15103

11470

100,00%

100,00%

-7,94%

21,22%

VW up! TSI 2018
Chery QQ - Teste instrumentado

NO 1º SEMESTRE

Se no 1º semestre de 2018 a briga pela ponta entre os modelos de entrada foi um pouco mais acirrada, em 2019 a situação ficou clara: com 40.524 emplacamentos, o Renault Kwid abriu mais de 14 mil unidades de vantagem sobre o Fiat Mobi (26.375), uma média mensal de quase 2,4 mil unidades. 

O VW up! (6.196), por sua vez, registrou pouco mais de mil unidades mensais, número 36,8% abaixo do contabilizado há um ano. Esta média, no entanto, foi praticamente a mesma do total emplacado pelo Chery QQ (1.114). Lanternas, Geely GC2 e Kia Picanto conquistaram um único consumidor cada.

Hatches Compactos I

POS.

MODELO

TOTAL 2019

TOTAL 2018

% VARIAÇÃO 19/18

RENAULT KWID

40524

29677

36,55%

FIAT MOBI

26375

24996

5,52%

VW UP!

6196

9797

-36,76%

CHERY QQ

1114

1616

-31,06%

GEELY GC2

1

1

0,00%

KIA PICANTO

1

115

-99,13%

 

 

74211

66202

12,10%

Entre os modelos maiores, o Onix “nadou de braçadas”. Em alta de mais de 30%, o Chevrolet foi o único modelo no país a superar as 100 mil unidades (116.911). Somados, Hyundai HB20 (52.999) e Ford Ka (50.649) ainda ficaram devendo quase 13,3 mil unidades. Mostrando fôlego, o veterano VW Gol (38.304) vendeu mais do que os mais recentes Fiat Argo (36.214) e VW Polo (32.028), este último perdendo fôlego.

VW Fox Extreme
Toyota Yaris X-Way

Com a maior retração do top 10 (-10,9%), o Renault Sandero (22.366) espera por dias melhores no 2º semestre com a versão reestilizada. Ainda bem lembrado pelos consumidores, o VW Fox (20.807) ficou à frente do Toyota Yaris (18.046). O Honda Fit (13.194), por sua vez, diminuiu o ritmo (-4,6%). Reforçado pelas vendas diretas, o longevo Fiat Uno (9.578) mais do que dobrou as vendas do 1º semestre de 2018. O Toyota Etios (8.959), por sua vez, viu desaparecerem quase 10 mil compradores (-54,1%). 

Da 13ª posição em diante todos os modelos recuaram, com o Peugeot 208 sendo o único a superar as 3 mil unidades (3.148). O Citroën C3 fechou o período com péssimas recordações: foram apenas 1.944 unidades, menos de 350 unidades mensais.

Hatches Compactos II

POS.

MODELO

TOTAL 2019

TOTAL 2018

% VARIAÇÃO 19/18

CHEVROLET ONIX

116911

89620

30,45%

HYUNDAI HB20

52999

50418

5,12%

FORD KA

50649

47314

7,05%

VW GOL

38304

32512

17,81%

FIAT ARGO

36214

27982

29,42%

VW POLO

32028

34138

-6,18%

RENAULT SANDERO

22366

25093

-10,87%

VW FOX / CROSSFOX

20807

18727

11,11%

TOYOTA YARIS

18046

214

NOVO

10º

HONDA FIT

13194

13832

-4,61%

11º

FIAT UNO

9578

4761

101,18%

12º

TOYOTA ETIOS HATCH

8959

19509

-54,08%

13º

PEUGEOT 208

3148

3993

-21,16%

14º

NISSAN MARCH

2747

6592

-58,33%

15º

FORD FIESTA

2455

8976

-72,65%

16º

CITROËN C3

1944

3639

-46,58%

17º

FIAT PALIO

25

345

-92,75%

18º

FIAT PUNTO

6

15

-60,00%

19º

CHERY CELER

1

112

-99,11%

 

 

430381

387792

10,98%

Fonte: Fenabrave