Uma das tradições da Jeep é apresentar conceitos muito legais durante o festival Easter Jeep Safari, em Moab, nos EUA. Normalmente, a fabricante varia um pouco os modelos utilizados, dando atenção para toda sua linha. Mas neste ano de estreia da Gladiator, sua primeira picape em décadas, a marca focou na novidade. O resultado foram seis conceitos especiais, cada um com uma ideia. Teve desde homenagem à Gladiator de 1960 até uma versão feita para acampar.

Jeep Gladiator Wayout

Galeria: Jeep Gladiator Wayout Concept

Um hobby comum nos Estados Unidos é acampar. Por isso, a Jeep Gladiator Wayout foi feita justamente para quem gosta de sumir no meio do mato e dormir por lá. Ela conta com uma tenda com capacidade para duas pessoas, que fica posicionada acima da caçamba - assim ninguém terá que lidar com o chão duro. Como diz o adesivo no vidro traseiro: "Pessoas em sacos de dormir são como tacos moles" para ursos e outros animais silvestres. A picape ainda conta com um toldo para relaxar antes do sol se por. A festa pode continuar no escuro com o uso de LEDs na cor âmbar.

E o carro? Bom, para conseguir chegar aos locais mais afastados, a Gladiator recebeu dois tanques de combustível auxilares nas laterais da caçamba, enquanto a suspensão foi elevada em 5 centímetros. Ganhou também snorkel na coluna A e rodas de aço de 17” com pneus de lameiros de 37 polegadas. Ainda está com um sistema de ar da ARB, usando mangueiras montadas na carroceria para encher os pneus.

Por fim, o interior recebeu bancos de couro marrons, que receberam mapas entalhados a laser.

Jeep Gladiator Flatbill

Galeria: Jeep Gladiator Flatbill Concept

O conceito Jeep Gladiator Flatbill está pronto para divertir no deserto. A carroceria usa para-choques encurtados, melhorando os ângulos de ataque e saída. As caixas de roda foram alteradas para aproveitar ao máximo a articulação da suspensão. O capô de fibra de carbono com mais entradas de ar também parece bem legal.

Mecanicamente, a picape ganha eixos Dynatrac Pro-Rock 60 e suspensão elevada em 10 cm. Os amortecedores maiores na traseira parecem ser capazes de segurar qualquer situação. O Flatbill ainda usa rodas de 20” com pneus de 40 polegadas.

A caçamba tem espaço para duas motos trail e conta com uma rampa deslizável para ajudar na carga e descarga.

Jeep Gladiator M-715 Five-Quarter

Galeria: Jeep Gladiator M-715 Five Quarter Concept

Em homenagem à picape militar M715 da década de 1960, a Jeep fez a Gladiator M-715 Five-Quarter. O nome faz referência à capacidade do modelo original de carregar 1,25 tonelada – ou cinco quartos.

Embora a parte mecânica seja toda da Gladiator moderna, a frente do conceito é feita com fibra de carbono no desenho antigo. A caçamba de alumínio mede 1,82 metro e conta com assoalho de madeira. Os faróis agora são de alta intensidade com luzes auxiliares em LED. As lanternas, que têm o desenho semelhante ao da M-715 original, também usam lâmpadas de LED.

Para acelerar na terra, a picape recebeu eixos Dynatrac Pro-rock 60 na frente e Dynatrac Pro-rock 80 na traseira. A suspensão foi substituída por uma de lâminas. As rodas de 20” calçam pneus de 40 polegadas e são do tipo beadlock – ou seja, têm um sobre-aro parafusado para evitar destalonagem. Os estribos laterais agora têm o tamanho exato da carroceria entre as rodas.

Há também algo especial embaixo do capô ventilado. Ao invés do 3.6 V6 normal da Gladiator, essa versão adota o 6.2 V8 Hellcat supercharged, com mais de 700 cv.

Jeep Gladiator J6

Galeria: Jeep Gladiator J6 Concept

A Jeep Gladiator é vendida apenas na versão de cabine dupla, mas o conceito J6 imagina como seria a picape com apenas duas portas e cabine simples. Os designers queriam que o protótipo lembrasse a Jeep Honcho 1978.

A perda das portas traseiras aumentou o tamanho da caçamba em 30 cm. Os projetistas ainda adicionaram algumas peças na traseira, como o protetor de caçamba na cor do carroceria e um santo-antonio de aço com lâmpadas de LED no topo.

As rodas beadlock de 17” e cinco aros vestem pneus de 37 polegadas. Já a suspensão foi elevada em 5 cm para ampliar o vão livre do solo.

Jeep Gladiator JT Scrambler

Galeria: Jeep Gladiator JT Scrambler Concept

Antes de ser revelada como Gladiator, os rumores diziam que a nova picape da Jeep adotaria o nome Scrambler, relembrando o batismo usado em 1980. O conceito finalmente retoma esse nome.

A picape foi feita para lembrar a Scrambler original, com faixas vermelhas e laranjas na carroceria e em outros detalhes do veículo. Utiliza rodas de 17” também pintadas de laranja e com pneus de 37 polegadas. Foi elevada em 5 cm e recebeu estribos nas laterais. A caçamba tem uma proteção pintada e ainda conta com um santoantonio branco com luzes de LED.

Jeep Gladiator Gravity

Galeria: Jeep Gladiator Gravity Concept

O conceito Jeep Gladiator Gravity está pronto para escalar rochedos. Elevado em 5 cm e usando rodas de 17” com pneus de 35 polegadas, ela tem cara de quem vai passar por cima de qualquer pedra que encontrar pela frente. Os estribos protegem as laterais e a iluminação extra vem das luzes extras em LED no para-choque dianteiro e nas colunas A.

Andar neste protótipo será uma experiência bem diferente, já que usa portas tubulares e teto aberto. Faixas ajudam a manter o para-brisa no lugar quando estiver fazendo uma trilha. Na traseira está a caçamba com dois compartimentos para carga, incluindo gavetas e um cesto mais acima.

Jeep Performance Parts

Galeria: Novos acessórios da Jeep

Além dos conceitos, a Jeep está mostrando peças feitas pela Mopar. Neste ano, o destaque são os ganchos à prova d’água, rodas beadlock e novas suspensões.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com