GM diz que nunca precisou trocar a bateria do Chevrolet Bolt
Na prática, porém, houve alguns problemas...
Durante entrevista concedida no Salão de Detroit, a CEO da General Motors, Mary Barra, chamou atenção pela significativa confiança depositada no conjunto mecânico dos veículos elétricos vendidos pelo grupo. De acordo com a executiva, em mais de 200 mil unidades entregues até hoje de modelos como Volt e Bolt nunca foi preciso sequer substituir a bateria. O contexto da declaração ainda é desconhecido, mas Barra certamente fez referência a atributos como confiabilidade e durabilidade, dando a entender que os componentes não se degradam ou perdem capacidade com o passar do tempo.
No entanto, em uma análise mais detalhada ficou constatado que houve sim troca de algumas baterias. Naturalmente foram casos isolados de defeito de fábrica, com substituição realizada dentro da garantia, mas que na prática acabam por confrontar a declaração tão enfática da executiva. Além disso, alguns proprietários relataram que seus veículos receberam atualizações de software em um recall realizado no início do ano passado, o que de certa forma também coloca em xeque a reputação do conjunto quanto à confiabilidade.
Em nota divulgada posteriormente, a GM explicou que a declaração de Barra se referia exatamente a casos de degradação da bateria e não à substituição sob quaisquer circunstâncias. "A intenção por trás da declaração original de Mary era se referir ao desgaste de uma bateria sob uso regular. Após revisão adicional, ficou identificado que menos de 0,01% das baterias foram substituídas devido a suspeita de desgaste. Também substituímos algumas baterias por conta de defeitos. A General Motors continua focada na qualidade de suas baterias e nossa equipe técnica continua sendo pioneira no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para veículos elétricos", disse o comunicado.
De todo modo, é certo que a GM tem na eletrificação uma aposta de grande peso para os próximos anos. O grupo confirmou recentemente que posicionará a Cadillac como espécie de embaixadora dessa nova fase e confirmou desde já o lançamento de um inédito crossover elétrico.
Fonte: InsideEVs
Galeria: Chevrolet Bolt Teste BR
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bração? Taxis autônomos geram caos no trânsito nos EUA
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Oficial: novo Chevrolet Bolt chegará às lojas em setembro após atrasos
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Novo Chevrolet Bolt finalmente chegará ao Brasil em agosto
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
De Bolt elétrico a Ram 1500: as novas viaturas de polícia nos EUA