A Volvo promete inovar nos próximos meses com a oferta de mais um recurso relacionado à segurança em seus veículos. Conforme anunciado pelo diretor-chefe da marca, Atif Rafiq, câmeras posicionadas em direção ao motorista serão oferecidas como item opcional dentro de no máximo 12 meses com o objetivo de otimizar a condução e garantir a segurança dos ocupantes a bordo. A ideia é usar o equipamento para monitorar o comportamento do motorista e eventualmente gerar comandos ou ações que possam evitar acidentes.

A expectativa é que os dispositivos tenham condições de captar sinais de fadiga, detectar problemas de saúde e acionar sistemas capazes de alertar o motorista sobre possíveis perigos e riscos (desde que o carro seja equipado com sistemas específicos para este fim). Outro uso atribuído às câmeras é o reconhecimento facial. Com o motorista a bordo, o equipamento poderá fazer a identificação e ajustar as configurações do veículo de acordo com preferências como inclinação dos bancos, ajuste dos retrovisores e temperatura do ar-condicionado.

Volvo Drive Me Câmeras

Sobre preocupações com a privacidade do motorista, a Volvo garante que as imagens captadas não serão compartilhadas ou usadas em situações que não sejam relacionadas à própria segurança dos ocupantes. 

Fonte: Car Magazine

Galeria: Volvo V60 T5 (BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com