As vendas de SUVs / crossovers compactos avançaram forte em outubro. Foram 34.623 unidades comercializadas, quase 31% a mais em relação ao mesmo período de 2017. Após três meses seguidos, o segmento ganhou um novo líder.
Ainda com a versão 2018 dominando o espaço – a linha 2019 foi apresentada nos últimos dias do mês passado -, o Honda HR-V emplacou 5.352 unidades e saltou da terceira para a primeira posição. Este foi o segundo melhor resultado do modelo no ano.
Preferido entre julho e setembro, o Hyundai Creta (5.026) ficou próximo, também com o segundo mês mais forte em 2018. Vice-líder na última lista, o Nissan Kicks (4.663) completou o pódio com a maior evolução dentre os três primeiros sobre 2017 (+31%). Nº 1 entre abril e junho, o Jeep Renegade (3.693) fechou em quarto lugar pelo terceiro mês seguido.
Já o Captur (3.239) entrou no top 5 graças ao seu novo recorde no país, embora com vantagem inferior a 100 unidades sobre o Ford Ecosport (3.167). Com 2.702 unidades, o Duster não tinha desempenho tão expressivo desde dezembro de 2015 (2.862). Somados, os dois representantes da Renault emplacaram 5.941 unidades, mais do que o líder HR-V.
Após registrar em setembro seu resultado mais fraco desde novembro, o Chevrolet Tracker voltou a emplacar mais de duas mil unidades (2.094), mais do que o dobro do registrado pelo Peugeot 2008 (1.046), que ficou apenas uma unidade à frente de um Chery Tiggo 2 (1.045) que registrou ápice desde o lançamento e conquistou o seu primeiro top 10.
Fora do pelotão da frente, o Honda WR-V (891) perdeu quase 45% de seus compradores. Ainda assim, foi mais demandado do que o novato Citroën C4 Cactus, que emplacou 793 unidades em seu primeiro mês cheio. Bem distante dos rivais, o JAC T40 (279) vendeu quase 2/3 a mais do que há um ano.
SUVs / Crossovers I | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | OUT/18 | SET/18 | OUT/17 | % OUT 18 | % SET 18 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | HONDA HR-V | 40936 | 5352 | 3971 | 4487 | 15,46% | 14,34% | 34,78% | 19,28% |
2º | HYUNDAI CRETA | 38891 | 5026 | 4195 | 4027 | 14,52% | 15,15% | 19,81% | 24,81% |
3º | NISSAN KICKS | 38447 | 4663 | 3999 | 3556 | 13,47% | 14,45% | 16,60% | 31,13% |
4º | JEEP RENEGADE | 37002 | 3693 | 3385 | 3015 | 10,67% | 12,23% | 9,10% | 22,49% |
5º | RENAULT CAPTUR | 20587 | 3239 | 2329 | 2194 | 9,36% | 8,41% | 39,07% | 47,63% |
6º | FORD ECOSPORT | 28183 | 3167 | 2888 | 3254 | 9,15% | 10,43% | 9,66% | -2,67% |
7º | RENAULT DUSTER | 18142 | 2702 | 1804 | 1297 | 7,80% | 6,52% | 49,78% | 108,33% |
8º | CHEVROLET TRACKER | 21998 | 2094 | 1674 | 949 | 6,05% | 6,05% | 25,09% | 120,65% |
9º | PEUGEOT 2008 | 8080 | 1046 | 839 | 860 | 3,02% | 3,03% | 24,67% | 21,63% |
10º | CHERY TIGGO 2 | 3497 | 1045 | 766 | 0 | 3,02% | 2,77% | 36,42% | - |
11º | HONDA WR-V | 12263 | 891 | 787 | 1613 | 2,57% | 2,84% | 13,21% | -44,76% |
12º | CITROËN C4 CACTUS | 1051 | 793 | 190 | 0 | 2,29% | 0,69% | 317,37% | - |
13º | JAC T40 | 2495 | 279 | 183 | 167 | 0,81% | 0,66% | 52,46% | 67,07% |
14º | SUZUKI VITARA | 1624 | 161 | 130 | 162 | 0,47% | 0,47% | 23,85% | -0,62% |
15º | SUZUKI JIMNY | 1858 | 153 | 234 | 293 | 0,44% | 0,85% | -34,62% | -47,78% |
16º | TROLLER T4 | 1258 | 115 | 119 | 132 | 0,33% | 0,43% | -3,36% | -12,88% |
17º | LIFAN X60 | 1418 | 109 | 90 | 255 | 0,31% | 0,33% | 21,11% | -57,25% |
18º | SUZUKI SCROSS | 498 | 55 | 46 | 38 | 0,16% | 0,17% | 19,57% | 44,74% |
19º | JAC T5 | 635 | 25 | 40 | 125 | 0,07% | 0,14% | -37,50% | -80,00% |
20º | KIA SOUL | 97 | 15 | 15 | 9 | 0,04% | 0,05% | 0,00% | 66,67% |
|
| 278960 | 34623 | 27684 | 26433 | 100,00% | 100,00% | 25,07% | 30,98% |
Fonte: Fenabrave