As vendas diretas representaram 44,74% dos 239.245 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil em agosto. A Fiat (20,91%) assegurou mais de quatro pontos percentuais de vantagem em relação à Chevrolet (16,87%) e manteve a liderança entre as montadoras. Volkswagen (15,63%), Renault (10,26%) e Ford (9,03%) repetiram as posições de julho.

AUTOMÓVEIS

No mês em que registrou seu recorde, o Chevrolet Onix (9.398) manteve a liderança entre os automóveis na modalidade pelo quinto mês seguido. Repetindo a dose de julho, o VW Gol (4.359) manteve-se em segundo, com quase 2/3 de tudo o que foi registrado pelo modelo no período. O Ford Ka (3.841) fechou o pódio menos dependente do que os dois primeiros (38%).

Jeep Renegade Longitude

Assim como no último ranking, a Jeep emplacou Compass (3.578) e Renegade (3.151) no top 5, ambos com mais de 60% de representatividade através de vendas diretas – no caso do segundo, o número foi superior a 70%. Surpresa do mês, o Nissan Kicks (3.134) por muito pouco não superou o Renegade.

Logo atrás do Hyundai HB20 (2.667), que teve apenas 25,2% das vendas realizadas diretamente pela marca sul-coreana, o Renault Logan (2.452) foi o sedã nº 1 na modalidade, com quase 90% do total de emplacamentos – o maior percentual do top 20. Hyundai Creta (2.430) e Fiat Mobi (2.342) fecharam o pelotão da frente, assegurando quatro SUVs no top 10.

Nissan Kicks Loja

E por pouco não foram cinco, já que o Renault Duster (2.175) foi o 12º, pouco atrás do Chevrolet Prisma (2.327). Após um bom período de baixa, o Fiat Uno (2.154) reagiu e subiu para o 13º lugar. Sexto em julho, o Renault Sandero (1.862) caiu para 17º, ameaçado pelo Renault Captur (1.849) e pelo Fiat Cronos (1.833).

De todos os modelos do top 50, nenhum foi tão dependente das vendas diretas quanto a Fiat Weekend (516), com quase 99%. Na ponta oposta, Honda HR-V (267) e Toyota Yaris Hatch (301) tiveram 5,3% e 7,4%, respectivamente, mostrando que a força deles está concentrada no varejo.

POS.

MODELO

VENDAS DIRETAS

% TOTAL

AGO 18

CHEVROLET ONIX

9.398

43,18%

21.763

VW GOL

4.359

65,77%

6.628

FORD KA

3.841

37,96%

10.118

JEEP COMPASS

3.578

61,69%

5.800

JEEP RENEGADE

3.151

70,57%

4.465

NISSAN KICKS

3.134

65,40%

4.792

HYUNDAI HB20

2.667

25,19%

10.589

RENAULT LOGAN

2.452

88,36%

2.775

HYUNDAI CRETA

2.430

46,05%

5.277

10º

FIAT MOBI

2.342

48,05%

4.874

11º

CHEVROLET PRISMA

2.327

38,03%

6.119

12º

RENAULT DUSTER

2.175

80,53%

2.701

13º

FIAT UNO

2.154

81,65%

2.638

14º

VW VOYAGE

2.109

82,32%

2.562

15º

FIAT ARGO

2.066

33,51%

6.166

16º

VW VIRTUS

1.966

42,28%

4.650

17º

RENAULT SANDERO

1.862

48,14%

3.868

18º

RENAULT CAPTUR

1.849

60,39%

3.062

19º

FIAT CRONOS

1.833

45,53%

4.026

20º

FORD KA SEDAN

1.729

57,14%

3.026

21º

CHEVROLET COBALT

1.682

76,84%

2.189

22º

TOYOTA COROLLA

1.673

31,94%

5.238

23º

NISSAN VERSA

1.442

57,77%

2.496

24º

VW POLO

1.421

21,71%

6.544

25º

FORD ECOSPORT

1.377

45,39%

3.034

26º

HYUNDAI HB20S

1.167

36,61%

3.188

27º

CHEVROLET SPIN

981

48,73%

2.013

28º

VW FOX/CROSS FOX

959

24,63%

3.894

29º

RENAULT KWID

853

13,60%

6.273

30º

PEUGEOT 2008

851

72,80%

1.169

31º

NISSAN MARCH

837

67,28%

1.244

32º

HONDA FIT

747

36,44%

2.050

33º

FIAT SIENA

741

46,23%

1.603

34º

TOYOTA ETIOS SEDAN

558

44,25%

1.261

35º

HONDA CITY

524

43,20%

1.213

36º

FIAT WEEKEND

516

98,66%

523

37º

VW SPACE FOX

487

77,18%

631

38º

FIAT DOBLÒ

423

86,86%

487

39º

TOYOTA HILUX SW4

364

28,30%

1.286

40º

CITROËN C4 LOUNGE

363

83,83%

433

41º

VW UP

305

17,10%

1.784

42º

TOYOTA YARIS HATCH

301

7,36%

4.091

43º

CHEVROLET TRAILBLAZER

282

70,15%

402

44º

CHEVROLET TRACKER

274

11,61%

2.360

45º

FORD FOCUS FASTBACK

269

63,90%

421

46º

HONDA HR-V

267

5,32%

5.021

47º

CHEVROLET CRUZE SEDAN

264

15,11%

1.747

48º

PEUGEOT 208

264

41,19%

641

49º

FORD FUSION

261

50,68%

515

50º

NISSAN SENTRA

253

50,20%

504

COMERCIAIS LEVES

A Fiat manteve o comando, novamente com Strada (5.908) à frente da Toro (5.051). A líder há 13 meses, vale ressaltar, com quase 97% de suas vendas através de faturamento direto. Terceira, a VW Saveiro (3.743) emplacou mais do que o dobro da Ford Ranger (1.799) e da Toyota Hilux (1.529).

Fiat Strada 2019

Quarta colocada nas listas anteriores, a Chevrolet S10 (1.521) caiu para sexto, seguida por Chevrolet Montana (1.240) e Renault Duster Oroch (1.166). A VW Amarok, com 917 emplacamentos, ficou atrás do Fiat Fiorino (1.084). Em 12ª, a Mitsubishi L200 (349) foi a menos dependente dentre as picapes maiores (33,4%).

POS.

MODELO

VENDAS DIRETAS

% TOTAL

AGO 18

FIAT STRADA

5.908

96,55%

6.119

FIAT TORO

5.051

81,84%

6.172

VW SAVEIRO

3.743

88,34%

4.237

FORD RANGER

1.799

82,71%

2.175

TOYOTA HILUX

1.529

43,17%

3.542

CHEVROLET S10

1.521

57,50%

2.645

CHEVROLET MONTANA

1.240

88,32%

1.404

RENAULT DUSTER OROCH

1.166

84,86%

1.374

FIAT FIORINO

1.084

74,04%

1.464

10º

VW AMAROK

917

53,31%

1.720

11º

RENAULT MASTER

531

70,33%

755

12º

MITSUBISHI L200

349

33,37%

1.046

13º

FIAT DUCATO

206

73,05%

282

14º

VW EXPRESS

172

59,52%

289

15º

NISSAN FRONTIER

170

46,45%

366

16º

RENAULT KANGOO

93

77,50%

120

17º

HYUNDAI HR

81

20,77%

390

18º

PEUGEOT PARTNER

78

84,78%

92

19º

PEUGEOT EXPERT

75

96,15%

78

20º

CITROËN JUMPY

72

74,23%

97

21º

RAM 2500

68

78,16%

87

22º

FIAT UNO

57

100,00%

57

23º

CITROËN BERLINGO

49

89,09%

55

24º

IVECO DAILY 3514

20

10,93%

183

25º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 313

20

17,24%

116

26º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 415

9

50,00%

18

27º

IVECO DAILY 5516

0

0,00%

6

28º

MERCEDES-BENZ SPRINTER

3

6,12%

49

29º

AGRALE MARRUÁ

2

100,00%

2

30º

CITROËN JUMPER

2

100,00%

2

31º

FIAT DOBLÒ

1

100,00%

1

32º

FIAT TECFORM

1

100,00%

1

33º

KIA K2500

1

0,38%

260

34º

TOYOTA BANDEIRANTE

1

33,33%

3

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com