A Ford anunciou que não irá mais vender o Focus Active nos Estados Unidos por culpa das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump contra produtos importados da China. Isso é um problema para a fabricante, já que ela havia dito há alguns meses de que irá encerrar as vendas de todos os carros nos EUA, exceto pelo Mustang e o Focus na nova versão aventureira, preferindo investir nos crossovers, SUVs e picapes.

“Devido ao impacto financeiro negativo pelas novas tarifas, decidimos não importar este veículo na China," diz Kumar Galhotra, presidente da Ford para os Estados Unidos, de acordo com The Detroit News. “A coisa mais significativa que mudou [os planos] foram as tarifas subindo substancialmente. Escolhemos colocar nossos recursos em outro lugar.”

A decisão da Ford parar de vender sedãs e hatches é totalmente influenciada pelo lucro. Muitos deles tem uma margem de lucro pequena. Como os consumidores passaram a escolher crossovers e SUVs, que tem uma margem de lucro maior, a Ford espera revitalizar sua linha com veículos que os clientes querem. No caso do Focus Active, estas tarifas adicionais iriam reduzir o lucro obtido, que a marca diz que já seria baixo.

O futuro da Ford nos EUA

O Focus atual, junto com Fusion, Taurus, C-Max e Fiesta sairão de linha. A justificativa seria de que a fabricante está perdendo dinheiro com o Fusion, Focus e Fiesta. Agora que o Focus Fiesta será eliminado da linha norte-americana, o único carro sem ser SUV e picape será o Mustang. Porém, como o atual governo dos EUA continua a impor e sugerir novos impostos sobre produtos importados, os consumidores podem sentir o impacto.

“Muitos modelos serão retirados do mercado norte-americano e muitos não serão mais produzidos por lá", disse Kristin Dziczek, vice-presidente de um centro de pesquisa automotiva ao The Detroit News. "Existem muitas implicações para a indústria automotiva e para os consumidores em termos de escolhas e preços."

A Ford não está abandonando os clientes que procuram por veículos baratos. A fabricante está desenvolvendo novos produtos em uma faixa de preço semelhante; só que eles terão atributos semelhantes aos dos SUVs para atrair os clientes.

Fonte: The Detroit News

Galeria: Ford Focus Active 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com