Enquanto no Brasil o 2008 é apenas coadjuvante do segmento de SUVs compactos, na Europa ele é simplesmente o segundo mais vendido da categoria. Tanto é que, apesar de ser derivado do 208, o SUV se igualou ao hatch na lista de prioridades da marca e ganhará nova geração praticamente junto do irmão (esperado para o Salão de Paris). A expectativa é que a segunda encarnação do 2008 apareça na Europa ainda no fim deste ano ou no começo de 2019.

Como revelam as imagens de flagra, fica clara a inspiração no SUV maior 3008, que tem no design arrojado e esportivo um de seus pontos mais fortes. Fato curioso é que essa nova geração do 2008 deverá dividir a parte estrutural com o próximo Opel Mokka, que atualmente é irmão do nosso Chevrolet Tracker - lembrando que a PSA é nova proprietária da Opel. As maiores dimensões deverão render ao 2008 melhor espaço interno (uma das limitações do carro atual) e porta-malas. Enquanto o 2008 de hoje mais parece uma perua compacta elevada, a nova geração aparenta ter aspecto mais parrudo.

 

Na cabine podemos esperar pela adoção das mais recentes tecnologias da PSA, incluindo o I-Cockpit de segunda geração, similar ao do 3008. Trata-se de um cluster digital em posição elevada, no qual se observa o painel por cima do volante, e não por dentro do aro dele. A maioria das funções do carro serão controladas no sistema de multimídia. 

Comparativo Tiguan x CR-V x 3008 x Equinox

Painel do 3008 servirá de molde para a nova geração do 2008, com a maioria dos comandos na multimídia 

Por debaixo do capô haverá uma gama de motores turbinados de 3 e 4 cilindros, a gasolina ou diesel. Os mais populares serão o 1.2 THP a gasolina (versão turbo e com injeção direta do 1.2 PureTech usado em nosso 208) e o 1.5 HDI diesel. Uma versão elétrica também está nos planos, a depender do lançamento do 208 EV, cuja autonomia ficará em torno dos 300 km. 

Leia também:

Para o mercado brasileiro, tudo indica que a linha 208/C3 será levada para a Argentina, enquanto a fábrica de Porto Real (RJ) deverá ser dedicada aos SUVs, como o C4 Cactus que está para chegar e possivelmente essa nova geração do 2008. Segundo ouvimos de uma fonte de PSA brasileira, serão 4 lançamentos importantes até 2021, um a cada ano. Dada a importância do segmento dos SUVs compactos em nosso mercado, o novo 2008 não deve ficar de fora desta lista. 

Rendering: Automedia

Galeria: Flagra: Novo Peugeot 2008

Envie seu flagra! flagra@motor1.com