Novo Ford Focus 2019: Tudo o que sabemos sobre a nova geração

O hatch médio será apresentado neste mês, enquanto o sedã fica para depois

Ford Focus 2019 - Teaser Ford Focus 2019 - Teaser

O Ford Focus faz parte da linha da marca norte-americana na Europa há 20 anos e 18 anos no Brasil. A primeira geração foi apresentada em 1998, mas só chegou aqui dois anos depois, em 2000. O modelo atual foi lançado por aqui em 2013, novamente atrasado em relação ao resto do mundo. E agora a Ford prepara a quarta geração, com apresentação marcada para daqui a alguns dias. Sendo assim, veja na galeria acima tudo o que já sabemos sobre o novo Focus.

Leia também:

 

 

 

 

 

Quando será revelado?

A Ford irá mostrar a quarta geração do Focus em um evento no dia 10 de abril. As vendas na Europa começarão antes do final do ano, enquanto os norte-americanos irão esperar até o ano que vem. O nosso caso é mais difícil, pois a marca não confirma seu lançamento na América Latina e rumores na Argentina, que abastece o nosso mercado, apontam que o Focus sairá de linha por lá.

O que é?

O Focus continuará a ser o hatch médio (compacto para o resto do mundo) que briga de frente com o Volkswagen Golf e as versões hatchback do Honda Civic e Toyota Corolla. Os europeus poderão escolher entre várias configurações diferentes, como a esportivada ST Line, a mais luxuosa Vignale e a aventureira Active. As esportivas ST e RS serão lançadas em outro momento. Por dentro, toda a linha do Focus terá mais tecnologia. A central multimídia recebe uma tela no estilo “flutuante”. A Ford também estaria trabalhando duro para melhorar a qualidade do acabamento.

Como será seu design?

Graças à imagem acima, tirada durante uma sessão de fotos, temos uma boa ideia de como será o visual do novo Focus. Este modelo é o ST Line, com detalhes mais esportivos, então espere que os demais sejam um pouco menos agressivos. Na frente, os faróis tem uma linha horizontal de LED que atravessa o conjunto, além de poder usar lâmpadas Full-LED como opcional. A grade também ficou maior do que no modelo atual. O hatch mostrado aqui é o primeiro a ser apresentado. O sedã e a versão perua para a Europa devem ser apresentadas no 2º semestre, com grandes chances de aparecer no Salão de Paris (França), em outubro.

O que estará sob o capô?

O Focus irá se apoiar sobre a linha EcoBoost de motores turbo. A versão mais básica usará o 1.0 de três cilindros, que deve continuar com as versões de 100 cv e 125 cv, mas com novas tecnologias, como desativação de cilindros.  Logo acima virá o 1.5 EcoBoost, mas não o de quatro cilindros, e sim o de três cilindros que estreou no Fiesta ST, também com desativação de cilindros e construção em alumínio, gerando cerca de 200 cv.

Terá a transmissão automática com conversor de torque e 6 marchas nas versões mais caras. Pelo menos na Europa, deve manter o polêmico automatizado Powershift de dupla embreagem nos modelos mais baratos.

Já o Focus RS parece ser bem mais empolgante. Rumores apontam para o uso de um sistema híbrido leve de 48 volts, elevando sua potência para cerca de 400 cv.

Que plataforma irá usar?

O novo Focus deve adotar uma plataforma levemente maior, que fará com que ele cresça cerca de 5 centímetros no comprimento, o que irá melhorar o espaço na cabine, principalmente para as pernas dos passageiros. Apesar do novo tamanho, deve ficar cerca de 50 kg mais leve, por conta dos novos materiais na construção da plataforma.

Onde será produzido?

As unidades vendidas na Europa continuarão a ser fabricadas em Saarlouis (Alemanha), enquanto o complexo em Changan (China) irá abastecer outros mercados, incluindo os Estados Unidos. Para o Brasil, caso a Ford resolva trazer a nova geração, a produção deve continuar em General Pacheco (Argentina).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com