A Ford fará uma parceria com a Mahindra, na Índia, para o desenvolvimento de cinco SUVs e alguns carros elétricos. O que torna essa colaboração interessante é que, segundo o site Autocar India, um dos modelos será a nova geração do EcoSport, prevista para 2020. Além disso, o primeiro carro elétrico dessa aliança será uma variante do Ka Sedan.

Leia também:

De acordo com a Autocar India, o objetivo desta colaboração entre Ford e Mahindra é desenvolver SUVs com menos de 4 metros, mercado que está ganhando força no país, por pagar menos impostos. Três dos cinco novos crossovers terão este tamanho. A Ford se beneficiará pelo uso da nova plataforma da Mahindra, mais barata de produzir e com uma escala de produção maior, enquanto a Mahindra terá acesso à mecânica da Ford, como os motores. Os cinco SUVs terão versões específicas para cada fabricante.

Ford EcoSport Storm 4WD

O primeiro deles será um modelo pequeno, conhecido pelo código B763, que será rival do Maruti Suzuki Vitara Brezza. Em seguida será a vez de um conhecido, o novo EcoSport (chamado internamente de B680), que será lançado em 2020. Preparam também uma variante do SsangYong Tivoli (a Mahindra é dona da marca), que terá versão Ford, além de outro SUV compacto com dimensões semelhantes às do Hyundai Creta. Por fim, entrarão no segmento dos SUVs médios com um modelo inédito, com a plataforma W601, que será desenvolvida em conjunto pela Ford, Mahindra e SsangYong.

Um porta-voz da Ford Índia revelou à agência Reuters que os modelos podem ser exportados para outros mercados, embora ainda esteja cedo para tomar qualquer decisão. Destes produtos, dois seriam importantes para o Brasil. O SUV médio seria a forma da Ford entrar neste segmento na América Latina, seguindo o mesmo caminho que a Índia, descartando o caro Kuga (montado sobre a plataforma do Focus) para usar este novo modelo.

Galeria: Flagra - Ford testa inédito Baby Bronco

Já o novo EcoSport é um mistério. Um dos planos da Ford pode ser separar os mercados emergentes dos desenvolvidos, desenvolvendo um novo crossover para EUA e Europa (que poderia ser a versão menor do Bronco, já avistado em testes), enquanto deixa o EcoSport para Brasil, Índia e similares. Outra alternativa é que seja um EcoSport só para todo o mundo e que a fabricante esteja globalizando o esforço de desenvolvimento, da mesma forma que foi feito com o Ka Freestyle.

Além dessa onda de SUVs, a parceria entre Ford e Mahindra dará origem a uma versão elétrica do Ka Sedan, conhecida na Índia como Ford Aspire. Usará a tecnologia da Mahindra Electronic, já adequada às demandas do governo indiano. A ideia seria concorrer pelos contratos para fornecer carros elétricos para o governo.

Fonte: Autocar India e Reuters
Fotos: Divulgação e Motor1.com

Galeria: Ford EcoSport Storm 4WD

Envie seu flagra! flagra@motor1.com