Pouco mais de um mês após a chegada do 3008 em versão Griffe Pack, a Peugeot mais uma vez movimenta o mercado de SUVs no Brasil com o lançamento do 5008. Já vendido na vizinha Argentina e aguardado por aqui desde 2017, o modelo estreia no topo da gama com a missão de oferecer mais espaço e conforto que o irmão de plataforma, sem abrir mão do já conhecido pacote tecnológico. É cerca de 20 centímetros mais comprido, tem capacidade para levar até 7 ocupantes e começa a ser vendido em duas versões: Griffe (R$ 157.490) e Griffe Pack (R$ 166.490).
Assim como o 3008, o 5008 é produzido em Sochaux, na França, sobre a plataforma EMP2. O visual segue basicamente as mesmas linhas, com exceção do comprimento extra, das portas maiores e das soluções próprias adotadas nas laterais (especialmente vidros e coluna "D"). São únicas também as rodas de 19”, com efeito diamantado e acabamento em dois tons. No interior, o painel desenvolvido dentro do conceito i-Cockpit praticamente não muda, oferecendo quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e central multimídia de 8".
No quesito equipamentos, destaque para a oferta de teto solar panorâmico, bancos do motorista e passageiro dianteiro com massageador, controle eletrônico de estabilidade (ESP), fixação Isofix para cadeirinhas infantis, 6 airbags, Hill Assist (sistema de auxílio de partida em aclive), faróis Full-LED com luz diurna em LED (DRL), sensores de chuva e crepuscular, suporte para carregamento de celular por indução, multimídia compatível com Apple CarPlay, Google Android Auto, MirrorLink, entre outros.
À versão Griffe Pack, mais completa, são adicionados diversos itens de assistência à condução, como piloto automático adaptativo com sistema de parada no tráfego, assistente de frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, comutador automático de farol alto, leitor de placas de trânsito, alerta de ponto cego com bloqueio de mudança caso tenha veículo na lateral e o Visiopark, sistema de câmeras 360º auxiliares de estacionamento.
Sob o capô, o motor 1.6 THP movido apenas a gasolina rende 165 cv e 24,5 kgfm de torque, vindo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. A tração é apenas dianteira. Dados de fábrica revelam aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e 206 km/h de velocidade máxima e, segundo o Inmetro, faz 9,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, abastecido somente com gasolina. O porta-malas acomoda até 2.150 litros com os bancos da terceira fileira removidos e os da segunda deitados, além de 237 litros com os 7 bancos em uso.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
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