O Peugeot 5008 chega a sua terceira geração com diversas opções ao menos na Europa. Está disponível com um trem de força totalmente elétrico, mas também pode ter uma configuração híbrida plug-in. Como alternativa, a marca francesa que faz parte do conglomerado Stellantis planeja vender também uma versão híbrida-leve mais barata.

Essencialmente, o novo 5008 é uma versão ampliada do mais recente 3008 lançado em 2023. Ele fica na plataforma STLA Medium e tem as seguintes dimensões: 4.788 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.689 mm de altura, com uma generosa distância entre eixos de 2.898 mm. Uma grande vantagem sobre o Tesla Model Y vendido na Europa é a disponibilidade da terceira fileira.

Peugeot E-5008

Você pode imaginar que não há muito espaço para carga com todos os sete assentos no lugar, mas 258 litros devem ser suficientes para viagens curtas pela cidade. Na configuração de cinco lugares, a capacidade de bagagem aumenta para 747 litros. Se precisar de ainda mais, você também pode dobrar a segunda fileira e liberar uma capacidade cavernosa de 1.812 litros.

Embora os SUVs tendam a ter linhas de teto mais curtas, o novo Peugeot 5008 mantém o formato quadrado de seu antecessor para maximizar o espaço interno. Ele herda em grande parte o design de seu irmão menor E-3008, com a mesma tela de 21" posicionada no topo do painel. Há também 10 botões personalizáveis que fornecem atalhos para funções usadas com frequência, acessíveis a partir do console central.

A versão mais barata será movida por um motor a gasolina de 1,2 litro turboalimentado equipado com tecnologia 48V. Esse pequeno motor de três cilindros envia 136 cv de potência para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas com um motor elétrico integrado.

Se precisar de mais potência, o híbrido plug-in combina um motor de combustão de 150 cv com um motor elétrico de 123 cv para uma potência total do sistema de 195 cv, canalizada por um sistema automático de dupla embreagem de sete velocidades. Esse PHEV pode percorrer mais de 80 quilômetros com energia elétrica antes que o motor a gasolina comece a se alimentar do tanque de combustível.

Há também o E-5008 totalmente elétrico, disponível em várias configurações. As versões com motor único e tração dianteira vêm com 210 e 228 cv, ambas oferecendo um torque instantâneo de 35,1 kgfm. Passe para o modelo com motor duplo e tração nas quatro rodas e a potência combinada é de 318 cv.

2024 Peugeot E-5008

Se optar pelo modelo com tração dianteira, a Peugeot instala uma bateria de 73 kWh com capacidade para 498 km. O pacote maior, de 98 kWh, significa menos paradas em uma estação de recarga, já que a autonomia aumenta para 656 km. A versão com motor duplo e tração nas quatro rodas recebe a bateria maior, mas a eficiência é prejudicada devido ao maior peso do veículo no meio-fio.

Essas baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km, durante os quais a Peugeot tem certeza de que a capacidade de carga não cairá abaixo de 70%. Uma bomba de calor é fornecida como padrão, assim como o carregador de 11 kW. Opcionalmente, você pode obter um carregador de 22 kW, enquanto o carregamento DC pode suportar até 160 kW. Nesse caso, são necessários 10 minutos para colocar energia suficiente na bateria para percorrer 100 km. Passar meia hora em uma estação de carregamento reabastece a bateria de 20 a 80%.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com