page ad skin

RAM 1500 2019 estreia bruta por fora e super tecnológica por dentro

Estilo robusto da carroceria contrasta com a pegada futurista e high-tech da cabine

Ram 1500 2019

Protagonista de constantes flagras nestes últimos meses de desenvolvimento, a nova geração da RAM 1500 finalmente torna-se realidade nos Estados Unidos. Atração de destaque da FCA na edição 2018 do Salão de Detroit, a picape inaugura uma nova identidade visual e apresenta uma proposta mais moderna para a tradicional pegada bruta da marca. Ao mesmo tempo, passa a oferecer índices de eficiência energética e tecnologias embarcadas nunca antes vistos na história do modelo, tornando-se referência na categoria em quesitos como conectividade e consumo de combustível.

Leia também:

2019 Ram 1500
2019 Ram 1500
2019 Ram 1500
2019 Ram 1500

De acordo com RAM, todos os avanços são resultado de um intenso trabalho de engenharia que cortou pelo menos 100 kg do peso final do modelo e reduziu em 9% o coeficiente de arrasto - totalizando 0,357. Além disso, o uso de aços de alta resistência foi ampliado e o alumínio agora está presente em mais partes da carroceria (como na tampa da caçamba, por exemplo). Outras otimizações incluem reforços no isolamento acústico (principalmente no tocante às vibrações geradas pelo motor) e melhorias no sistema de freios (que segundo a marca agora são os melhores da categoria).

Sob o capô, dois motores a gasolina serão oferecidos neste primeiro momento: um 3.6 V6 de 310 cv e 37,2 kgfm de torque, e outro 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm de força. Este último traz como destaque o sistema de propulsão híbrido-leve do novo Jeep Wrangler, que atua em velocidades mais baixas e faz uso de um propulsor elétrico de 48 volts para economizar combustível. Em todos os casos, o câmbio é sempre automático de 8 marchas, com acionamento por um botão giratório posicionado ao lado do volante. As capacidades incluem 5.700 kg para reboque e 1.043 kg para carga.

2019 Ram 1500

No visual, a nova identidade da marca modernizou a dianteira com um conjunto mais dinâmico e robusto. O capô, por exemplo, continua bem destacado como antes, mas os faróis, embora menores, agora estão 3,8 cm mais altos e alinhados com o desenho da grade. Opção aventureira da gama, a versão Rebel traz grade e para-choques exclusivos, além de suspensão elevada e detalhes em plástico preto. Juntando todo portfólio, a RAM contabiliza 6 diferentes versões de acabamento, 12 cores para a carroceria e 15 diferentes opções de design para as rodas (que podem chegar a até 22 polegadas).

Por dentro, praticamente tudo muda - "modificamos 99% do interior", diz a marca. A cabine traz portas mais largas e espaço extra para os ocupantes de trás, além de bancos mais confortáveis e porta-objetos mais espaçosos. O desenho do painel é tradicional, mas o nível de tecnologia é o maior de toda a história do modelo. O sistema de entretenimento, por exemplo, pode ser agrupado em telas de 5, 8,4 ou 12 polegadas, sendo esta última capaz de proporcionar uma exibição maciça das funções no modo tela cheia. Outra tela de 7 polegadas reúne os comandos do computador de bordo, com cores e letras diferentes para cada versão.

2019 Ram 1500
2019 Ram 1500
2019 Ram 1500
2019 Ram 1500

Completam o pacote de novidades os revestimentos em madeira de lei, alumínio e couro legítimo; bancos dianteiros e traseiros com aquecimento ou refrigeração; 5 entradas USB (4 delas já no novo padrão C); 2 tomadas de 115 volts (incluindo um outra no chamado RamBox, compartimento localizado nas laterais da caçamba); carregamento sem fio para celulares; sistema de som Harmon Kardon; sistema de entretenimento Uconnect com Apple CarPlay e Android Auto; conexão WiFi; câmera de 360 graus; dispositivos anti-colisão e piloto automático adaptativo.

Preços ainda não foram divulgados, mas as vendas no Estados Unidos serão iniciadas já neste primeiro trimestre. No Brasil, o lançamento da RAM 1500 é uma promessa ainda não cumprida da FCA. Por aqui, o modelo seria posicionado para brigar com as versões mais caras de Toyota Hilux e Volkswagen Amarok e teria maior apelo comercial que a grandalhona 2500, que exige habilitação tipo C para ser guiada. Quem sabe os planos se concretizem agora nesta nova geração. 

Fotos: Divulgação

Galeria: RAM 1500 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários