Quinta linhagem estreará no fim do ano com mais eficiência e tecnologia

À venda no mercado europeu desde 2012, a atual geração do Renault Clio já não pode ser considerada a opção mais atualizada e tecnológica do concorrido segmento de compactos. Com aproximadamente seis anos de vida, o modelo começa a sentir o peso da idade diante da concorrência e, por conta disso, os franceses trabalham fortemente no desenvolvimento de uma nova linhagem. Detalhes sobre o projeto ainda são mantidos sob sigilo, mas a revista AutoExpress adianta que tudo estará pronto até o final deste ano para que a apresentação da novidade aconteça em setembro, no Salão de Paris.

Leia também:

Renault Clio RS

Do ponto de vista estético, a publicação relata que a fórmula geral será mantida, mas que muitos elementos novos serão introduzidos no design. A dianteira, por exemplo, será diretamente inspirada em lançamentos recentes, como Talisman, Koleos e Mégane, com direito até aos icônicos LEDs em formato de C.

Por dentro, uma das principais promessas diz respeito ao uso de materiais mais nobres no acabamento, além de novas tecnologias de conectividade e entretenimento (agrupadas na gigantesca tela sensível ao toque que têm virado marca registrada ultimamente).

Renault Clio RS

Na mecânica, já é certo que a plataforma adotada será uma evolução da atual base CMF-B, o que acarretará menores custos de desenvolvimento. Sob o capô, o atual motor 0.9 será retrabalhado e o novo 1.3 turbo será oferecido em diferentes níveis de potência. A manutenção do atual 1.5 diesel ainda é uma incógnita, mas a presença de um conjunto híbrido-leve de 48 volts promete render bons níveis de consumo, com baixas emissões. Além disso, o peso final do carro será reduzido e a presença de materiais leves, como alumínio, será ampliada.

Na Europa, o Clio V brigará diretamente Ford Fiesta, Volkswagen Polo, Citroën C3 e Opel Corsa. No Brasil, o lançamento é bastante improvável, visto que a Renault local preferiu apostar no Sandero, maior e de projeto mais simples, para brigar no preço. 

Fotos: Divulgação

Galeria: Renault Clio RS 2016