A Nissan apresenta um lava-rápido em miniatura para testar suas tintas em desenvolvimento. A máquina, que foi descrita pela Nissan como sendo "do tamanho e formato de uma pipoqueira", é usada pelo Centro Técnico da Nissan em Michigan (EUA).

O sistema usa uma escova rotatória que tem "hastes em azul vibrante", da mesma forma que um lava-rápido automático da vida real, para permitir que os engenheiros testem amostra de tintas em ambientes rigorosos do cotidiano, como os encontrados nos lava-rápidos, mas em uma escala menor e obviamente mais barata.

Leia também:

 

A máquina gira as escovas a 180 rotações por minuto, o que faz com que as hastes sejam brutas com a amostra de tinta. As hastes giram enquanto jogam jatos de água e "sujeira do Arizona" para replicar o rigor do mundo real. Os testes são feitos diversas vezes em cada amostra para levá-los ao limite e ver se a pintura realmente irá aguentar o castigo.

Os testes permitem que os engenheiros da Nissan experimentem as pinturas que serão usadas nos veículos vendidos aos clientes, para garantir que seus March, GT-R, Leaf e tantos outros carros sejam pintados com uma tinta que possa sobreviver às condições mais severas.

No vídeo abaixo, um modelo escala 1:16 do Nissan 370Z é usado pela empresa para mostrar a máquina em funcionamento - além de ser divertido, tem o tamanho perfeito para mostrar o lava-rápido em miniatura trabalhando. Nos testes de verdade, a Nissan usa painéis retangulares ao invés de carros em miniaturas.

Como você pode ver no vídeo, os engenheiros podem testar cada amostra em um ambiente controlado e introduzir elementos extras como sujeira e pequenos pedaços de pedra, para simular condições reais. Uma visão fascinante do necessário para levar cada carro até as ruas.

Fotos e vídeo: Nissan 

Galeria: Mini lava-rápido da Nissan

Envie seu flagra! flagra@motor1.com