O mês de novembro registrou a briga mais acirrada pela liderança entre os SUVs / crossovers de entrada, segmento que registrou crescimento superior a 75% em relação ao mesmo período de 2016. Todos os três primeiros colocados emplacaram mais de quatro mil unidades e ficaram separados por pouco mais de cem unidades.
Com o seu segundo melhor desempenho mensal desde o lançamento – atrás apenas das 4.378 unidades de agosto -, o Hyundai Creta (4.164) venceu a disputa contra o HR-V (4.095). Atrás do Honda por apenas 54 unidades, o Nissan Kicks (4.041), mais do que dobrando o resultado do ano passado, registrou o seu novo recorde de vendas pelo segundo mês consecutivo.
A quarta posição ficou com o Jeep Renegade (3.423), praticamente estável nos últimos doze meses. Fechando o top 5, o Ford Ecosport (3.217) manteve vendas acima das três mil unidades pelo terceiro mês seguido, com evolução superior a 45% sobre 2016.
Numa briga interna da Renault pela sexta posição, o Duster (1.754) levou a melhor sobre o Captur (1.670), mas com um porém: embora tenha sido o melhor resultado do irmão mais velho desde abril, o número representou uma queda de 35% na comparação com o ano passado. O Duster foi o único entre os dez primeiros a registrar retração no período.
Em seu resultado mais fraco desde março, o Honda WR-V (1.485) foi o oitavo. Mesmo se aproximando de 1,2 mil unidades, o Chevrolet Tracker (1.190) repetiu a nona posição de outubro, com o Peugeot 2008 (947) completando o top 10. Daí em diante nenhum modelo superou a casa das trezentas unidades – o melhor do resto foi o Lifan X60 (295), que mais do que dobrou as vendas do ano passado.
O JAC T40, em seu terceiro mês de mercado, teve o seu resultado mais forte (241), com o Suzuki Jimny (212) novamente superando a casa de duas centenas de unidades emplacadas e com o Suzuki Vitara (139) ampliando as vendas em quase 140%. Uma situação, no entanto, não se alterou: o Kia Soul, com apenas cinco emplacamentos, foi novamente o lanterna.
SUVs / Crossovers I | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | NOV/17 | OUT/17 | NOV/16 | % NOV 17 | % OUT 17 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | HYUNDAI CRETA | 36526 | 4164 | 4027 | 0 | 15,34% | 15,23% | 3,40% | - |
2º | HONDA HR-V | 43508 | 4095 | 4487 | 3714 | 15,09% | 16,97% | -8,74% | 10,26% |
3º | NISSAN KICKS | 29751 | 4041 | 3556 | 1667 | 14,89% | 13,45% | 13,64% | 142,41% |
4º | JEEP RENEGADE | 34992 | 3423 | 3016 | 3393 | 12,61% | 11,41% | 13,49% | 0,88% |
5º | FORD ECOSPORT | 28002 | 3217 | 3254 | 2218 | 11,85% | 12,31% | -1,14% | 45,04% |
6º | RENAULT DUSTER | 15800 | 1754 | 1297 | 2702 | 6,46% | 4,91% | 35,24% | -35,09% |
7º | RENAULT CAPTUR | 11638 | 1670 | 2194 | 0 | 6,15% | 8,30% | -23,88% | - |
8º | HONDA WR-V | 13975 | 1485 | 1613 | 0 | 5,47% | 6,10% | -7,94% | - |
9º | CHEVROLET TRACKER | 10062 | 1190 | 949 | 293 | 4,38% | 3,59% | 25,40% | 306,14% |
10º | PEUGEOT 2008 | 9745 | 947 | 860 | 842 | 3,49% | 3,25% | 10,12% | 12,47% |
11º | LIFAN X60 | 1927 | 295 | 255 | 141 | 1,09% | 0,96% | 15,69% | 109,22% |
12º | JAC T40 | 611 | 241 | 167 | 0 | 0,89% | 0,63% | 44,31% | - |
13º | SUZUKI JIMNY | 1849 | 212 | 293 | 127 | 0,78% | 1,11% | -27,65% | 66,93% |
14º | SUZUKI VITARA | 1654 | 139 | 162 | 58 | 0,51% | 0,61% | -14,20% | 139,66% |
15º | TROLLER T4 | 1376 | 128 | 132 | 122 | 0,47% | 0,50% | -3,03% | 4,92% |
16º | JAC T5 | 2023 | 88 | 125 | 96 | 0,32% | 0,47% | -29,60% | -8,33% |
17º | SUZUKI SCROSS | 609 | 48 | 38 | 109 | 0,18% | 0,14% | 26,32% | -55,96% |
18º | KIA SOUL | 288 | 5 | 9 | 19 | 0,02% | 0,03% | -44,44% | -73,68% |
|
| 244336 | 27142 | 26434 | 15501 | 100,00% | 100,00% | 2,68% | 75,10% |
Fonte: Fenabrave