Motores modernos, aerodinâmica aprimorada e tecnologia embarcada. Nada disso adianta se você não fizer a sua parte na hora de economizar combustível. Tão importantes quanto injeção direta, motores de 3 cilindros e sistemas híbridos, pequenas ações no nosso dia a dia colaboram na hora de gastar menos combustível e economizar na hora de abastecer. Veja estas seis dicas, fáceis de começar a aplicar a partir de já.

Comparativo Peugeot 3008 x Jeep Compass

1. Verifique a calibragem dos pneus

Responsável pelo contato do carro com o chão, os pneus precisam de atenção não apenas quando eles furam ou murcham e nos deixam na mão. Verifique o manual do seu carro, ou com um especialista (concessionária ou loja de pneus), e se informe sobre qual a correta calibragem dos pneus para seu uso. Alguns fabricantes oferecem até opções para deixar o carro mais econômico, colocando mais pressão e diminuindo o arrasto. Mas fique atento: quando muito acima disso, a durabilidade do componente é prejudicada, assim como a estabilidade do carro e o conforto ao rodar. O mesmo vale para pressão muito baixa, além de prejudicar o consumo de combustível.

Fiat Argo Drive 1.0 - Teste rápido

 2. Uso consciente do ar-condicionado

Tudo bem, o calor pede o uso do ar-condicionado. Mas há alguns momentos em que podemos abrir mão dele. O dia está fresco e o local permite rodar com os vidros abertos? É uma boa opção, inclusive para a sua saúde. Verifique também o estado do filtro do ar-condicionado. Quando saturado, ele diminui a capacidade de resfriamento do ambiente. 

Renault Sandero Stepway

 3. Conduzir com os vidros fechados

Não vai usar o ar-condicionado? Tudo bem. Mas fique atento na forma com que você anda de vidros abertos. Na estrada, por exemplo, o arrasto aerodinâmico com eles fechados é bem menor do que quando abertos. Neste caso, vale a pena usar a refrigeração, que gasta menos combustível, do que brigar com o vento. Ele sempre ganhará.

Comparativo Fiat Argo HGT x Renault Sandero RS

 4. Leve somente o necessário

Os carros estão ficando maiores e mais leves. Novas técnicas e materiais colaboram para isso. Mas de nada adianta se você levar sua casa no carro, cheio de coisas desnecessárias. Quanto mais peso carregar sem necessidade, mais combustível você irá gastar. Vale a pena?

Audi Q5 x Volvo XC60

 5. Fique ligado na saúde do seu carro

Mesmo o mais modernos dos motores fica prejudicado quando desgastado. Fique esperto, principalmente com velas, filtros (ar, combustível e óleo) e até mesmo o lubrificante. Além de tirar a força do seu carro, fazem ele consumir mais e diminuir a vida útil do motor em si. 

renault-sandero-indicador-de-troca-de-marchas

6. Não estique as marchas desnecessariamente

Com limites de velocidade cada vez mais baixos, é besteira você querer sair na frente nos semáforos verdes - só vai gastar mais combustível. Diversos carros hoje são equipados com aviso de trocas de marcha, que acende quando é o momento de aumentar ou reduzir uma marcha. Ele indica o momento ideal de trabalho do motor sem forçá-lo, ou seja, sua melhor performance energética. Quem não possui carro com o dispositivo pode controlar pelo conta-giros: em geral, troque as marchas antes das 3 mil/3,5 mil rpm. Acima disso, é quando os motores passam a consumir mais.

Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com