Principal órgão avaliador da segurança viária dos veículos vendidos na América Latina, o Latin NCAP divulga nesta terça-feira (26) os resultados das provas de impacto para dois importantes modelos comercializados no Brasil: o recém-chegado Volkswagen Polo e o líder do segmento Toyota Corolla. Conforme relata a entidade, ambos conquistaram performances elogiáveis e praticamente gabaritaram o índice de avaliação. Graças à boa estrutura da carroceira e à presença de diversos itens de segurança, obtiveram a nota máxima de 5 estrelas, tanto na proteção para adultos quanto para crianças.
No caso do Polo (4 airbags de série), o Latin NCAP destaca a boa proteção obtida no impacto frontal. Tanto no motorista quanto no caro o pescoço, o peito e o joelho foram bem protegidos, assim como a área dos pés e da tíbia. Na avaliação da estrutura das laterais, a presença de airbags laterais e de cortina garantiu estabilidade na proteção de cabeça, peito, abdome e pelve do adulto, sem grandes danos ao dummy. Além disso, também contribuíram para a nota máxima o funcionamento adequado do ESC (controle de estabilidade) e a presença do sistema de lembrete de cinto de segurança nas duas posições da frente.
Em números, o relatório descreve que na proteção para adultos o índice alcançado foi de 32,13 pontos - de um total de 34 pontos possíveis. Já no quesito infantil, a pontuação chegou a 43 pontos - de 49 possíveis. Conforme destacado pela própria VW, o Polo brasileiro sai de fábrica sempre com quatro airbags e cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além de possuir a mesma estrutura do carro vendido na Europa. A presença na carroceria de aços de alta ou ultra alta resistência chega aos 50% e a segurança para impactos laterais é reforçada por uma barra de proteção lateral nas portas dianteiras e duas nas traseiras.
O Corolla repetiu o bom desempenho do compacto da Volkswagen, mas certamente não teria alcançou nota tão boa sem os itens incluídos na última reestilização. Foi só na linha 2018 que o sedã ganhou equipamentos como airbags de cortina, controles de estabilidade e de tração e até assistente de saída em ladeiras - alguns deles determinantes para o recebimento das 5 estrelas, especialmente o ESC. Por conta disso (além da boa estrutura geral da carroceria) a proteção foi considerada máxima tanto para ocupantes adultos quanto para crianças.
O Latin NCAP também creditou aos dois modelos o selo Advanced Awards, concedido a veículos que trazem algum sistema de segurança ativa ou oferecem boa proteção para pedestres.
Fotos: Latin NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça