Presidente da marca sueca confirma SUV compacto para brigar com Q3, X1 e GLA

Cada vez mais especializada em SUVs, a Volvo prepara o lançamento do XC40, seu menor modelo e já confirmado para nosso mercado. Segundo o presidente da Volvo do Brasil, Luis Rezende, sua importação está prevista para março ou, no mais tardar, abril. Vai concorrer com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. E o executivo garante que terá preço competitivo.

Leia também:

O XC40 será revelado em novembro para o mercado mundial - era esperado para setembro, no Salão de Frankfurt, porém, a Volvo será uma das nove marcas que não irão participar do evento. "Com exceção de modelos de nicho, como os carros da Polestar e o V90, nós sempre traremos nossos carros ao Brasil", explica Rezende. "O XC40 terá um papel fundamental para que possamos fechar 2018 com 6 mil carros vendidos.

 

Volvo 40.1 Concept

 

Com o lançamento da nova geração do XC60, a fabricante espera alcançar a marca de 4 mil carros comercializados, deixando os 2 mil restantes para o novo SUV compacto. "Tem potencial para ser líder, o desafio será conquistar um público que costuma olhar mais para os alemães ou ingleses. Já tivemos o mesmo trabalho com o XC60 e, desde o ano passado, com o XC90", afirma o executivo.

Só não podem cravar a data de lançamento para março ou abril por alguns fatores. O carro já está em processo de homologação no Brasil, para acelerar sua chegada. Porém, março é o mês de fechamento fiscal das empresas. O que pode acontecer é que façam a apresentação à imprensa e iniciem as pré-vendas em março, para que seja entregue nos meses seguintes, num movimento parecido com o que foi feito com o novo XC60.

 

Volvo 40.1 Concept

 

A mecânica do XC40 ainda não foi revelada. Sabemos que ele fará a estreia da plataforma Compact Modular Architecture (CMA), que será usada em todos os carros pequenos da marca sueca - ou seja, o próximo V40 e o sedã S40. Seu motor deverá ser o inédito motor 1.5 turbo de três cilindros, como opção de entrada, além do 2.0 turbo para os modelos mais caros, variantes diesel e uma configuração híbrida.

Apesar de ser menor e mais barato, o XC40 não deixará de lado a conhecida segurança dos carros da Volvo. "Nossos fundadores acreditavam em deixar os carros mais seguros e isso sempre será uma prioridade para nós", diz Rezende. Pode não vir com todos os equipamentos vistos no XC60, porém, não será simples. Deverá vir com uma ampla quantidade de airbags e sistemas de alerta, como detecção de pedestre. Um item que pode ficar de fora é o sistema semi-autônomo que agora está no XC60.

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

Galeria: Flagra - Volvo XC40 2018