Após muito tempo de espera, o sistema Android Auto finalmente permitirá o uso do aplicativo de navegação Waze. E a General Motors fechou uma parceria para que o Chevrolet Onix seja o carro de lançamento da novidade no Brasil. O anúncio da integração do Waze foi feito hoje (26) pelo Google e está disponível nos outros países, bastando atualizar o aplicativo pelo Google Play. Apesar do Onix ser utilizado no anúncio, a novidade vale para qualquer veículo que tenha uma central multimídia com Android Auto.

A chegada do Waze para o Android Auto era muito aguardada. Afinal, ele é mais um produto da casa – o Google comprou o navegador em 2013. Até então, a única opção para quem usasse a integração era o Google Maps que, apesar de compartilhar boa parte do banco de dados, tem uma popularidade menor do que o Waze. O programa estava em testes desde abril e entrou em beta público no começo de junho.

Leia também:

Para a GM, usar o Chevrolet Onix como carro parceiro do lançamento é uma oportunidade para mostrar como o veículo está preparado para oferecer soluções simples e inteligentes. “É isso o que já oferecemos com o MyLink e o OnStar e que agora ampliamos com essa parceria com o Waze”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

"A receptividade do motorista brasileiro para a inovação é um dos motores do nosso sucesso", disse Andre Loureiro, diretor-geral de publicidade do Waze no Brasil. "O Waze tem um relacionamento recíproco e colaborativo com os brasileiros, e é um prazer demonstrar alguns dos recursos e parcerias mais interessantes no país. Agradecemos ao Chevrolet Onix por nos ajudar a trazer este lançamento emocionante à vida".

O funcionamento é similar ao do Google Maps. Basta ligar o smartphone à central multimídia por uma entrada USB, ativar o aplicativo do Android Auto e ele fará a integração entre o aparelho e o carro. O Waze estará nas opções de GPS, logo abaixo do Maps. Segundo o Google, o navegador não perdeu nenhuma das funções, podendo ser controlado via controle de voz e permitindo que o motorista faça atualizações sobre o trânsito.

A má notícia para os usuários do sistema iOS e Windows 10 é que o Waze não deve ser disponibilizado para nenhum deles. A Apple não tem interesse em permitir o uso de navegadores de outras empresas no Apple CarPlay e a Microsoft não possui um sistema de integração entre o smartphone e as centrais multimídias.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com