De surpresa, a Audi lançou uma atualização do software para os modelos diesel mais antigos. O upgrade é oferecido gratuitamente aos proprietários de modelos V6 e V8 que atendam às normas EU5 (2009 em diante) e EU6 (2014 em diante). Cerca de 850.000 carros na Europa e de outros mercados serão atendidos, diz a Audi. 

Leia também:

A atualização não é obrigatória, então não é um recall oficial. Mas quem quiser pode levar o veículo a qualquer concessionária para ter o software instalado. Segundo a Audi, ele "irá melhorar as emissões em ambiente e condições reais dentro das regras legais". O maior efeito, ainda de acordo com a empresa, será no uso urbano. 

Proprietários de modelos da Volkswagen e Porsche com os mesmos V6 e V6 TDI (como o Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg 3.0 TDI) também podem ser atendidos.

 

Audi Q5 e SQ5

 

"A Audi quer manter a viabilidade dos motores diesel para seus consumidores e está colaborando para melhorar a qualidade do ar", disse a empresa em comunicado. "Estamos convencidos de que este programa irá surtir efeito nestes modelos". E destaca o benefício do diesel em oferecer baixos níveis de emissão de CO2 (por conta do consumo reduzido de combustível), que "ajuda a atingir as metas de CO2 na Europa". 

A Audi está sendo investigada pelo Ministério dos Transportes da Alemanha. "Se estas investigações resultarem em consequências, a Audi logicamente irá implementar soluções técnicas para seus consumidores dos níveis EU5 e EU6", diz a empresa.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com