Stephane Peterhansel é o piloto mais bem sucedido da história do Dakar. Neste sábado ele conquistou seu 13º título, sendo sete vitórias nos carros e seis nas motos.
O impulso final para seu novo triunfo foi na etapa de Chilecito a San Juan, na quinta-feira, quando conseguiu vantagem de seis minutos sobre Sebastien Loeb, mesmo após de ter perdido tempo depois do incidente com Simon Marcic, que competia nas motos.
Loeb também confirmou o vice, após também vencer o estágio final deste sábado com uma diferença de apenas 19 segundos para Peterhansel. A margem final foi de 5min13s.
Enquanto a Peugeot teve apenas Peterhansel no pódio em 2016, a fabricante francesa fechou os três primeiros desta vez, com Cyril Despres a 33 minutos do campeão.
Nani Roma foi o melhor entre os que não competiam pela fabricante francesa, na quarta posição, e com Toyota, mais de uma hora mais lento que Peterhansel, enquanto Giniel de Villiers superou Orlando Terranova pela quinta colocação.
Pos. | Piloto/Navegador | Carro | Tempo |
---|---|---|---|
1 |
Stephane Peterhansel Jean-Paul Cottret |
Peugeot | 28h49m30s |
2 |
Sebastien Loeb Daniel Elena |
Peugeot | +5m13s |
3 |
Cyril Despres David Castera |
Peugeot | +33m28s |
4 |
Nani Roma Alex Haro |
Toyota | +1h16m43s |
5 |
Giniel de Villiers Dirk von Zitzewitz |
Toyota | +1h49m48s |
6 |
Orlando Terranova Andreas Schulz |
Mini | +1h52m31s |
7 |
Kuba Przygonski Tom Colsoul |
Mini | +4h14m47s |
8 |
Romain Dumas Alain Guehennec |
Peugeot | +4h21m01s |
9 |
Conrad Rautenbach Robert Howie |
Toyota | +4h40m13s |
10 |
Mohammed Abu-Issa Xavier Panseri |
Mini | +4h53m30s |
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida