O mercado premium é um dos que mais recebe lançamentos de modelos elétricos e a grande aposta para este início de eletrificação da frota nacional. Se a Volvo já se destacava com o XC40 e C40 a preços competitivos, o jogo fica ainda mais pesado com a chegada do EX30, o menor SUV da marca, projetado do zero como um carro elétrico.

Além de ser um Volvo elétrico, o EX30 chegou com um preço, ao menos de pré-venda, bem competitivo. Ao começar em R$ 220 mil, ele coloca uma dúvida nos compradores inclusive dos SUVs médios tradicionais, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e o tão aclamado GWM Haval H6 HEV. Como a Volvo fez isso? 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Boa parte disso vem da Geely, a empresa chinesa dona da Volvo. Com uma plataforma que nasceu elétrica, o Volvo EX30 consegue ter valor competitivo ao redor do mundo. Também aposta no grande volume de produção da China para ter uma vantagem de valor, além do compartilhamento de componentes e um projeto pensado, mesmo em um segmento premium, para ter baixo custo de produção.

E mais: como anda o novo Peugeot 208 com motor 1.0 turbo e como ele pode movimentar as vendas do hatch e da marca francesa, agora com o motor de 130 cv em suas versões mais caras para a briga com Hyundai HB20, Chevrolet Onix e VW Polo. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com