Conceitos esquecidos: Kia KCV4 Mojave previa picape para os EUA
Protótipo foi apresentado no Salão de Chicago de 2004, mas ficou apenas na ideia
Nome: Kia KCV4 Mojave Concept
Estreia: Salão de Chicago (EUA) 2004
Especificações: Carroceria de cabine estendida, com quatro lugares, portas traseiras suicidas e caçamba extensível. Sob o capô, motor 3.8 V6 com 24 válvulas e 288 cv de potência, sempre associado ao câmbio automático de 5 marchas.
Porque lembramos dele: Rumores sobre o lançamento de uma picape por parte de Kia têm circulado com bastante frequência ultimamente, mas a ideia de ter uma caminhonete não é nova dentro da marca. Prova disso é o conceito Kia KCV4 Mojave, apresentado no Salão de Chicago de 2004 como proposta de uma picape pensada especialmente para América do Norte.
Na época, a ideia da empresa era "avaliar a reação do consumidor norte-americano" e, então, decidir sobre o lançamento. O feedback, ao que tudo indica, não correspondeu às expectativas e o projeto acabou nunca ganhando forma. De toda forma, chamava atenção pelo porte e robustez da carroceria. Nesse sentido, fazia a ponte entre Ford Ranger e F-150 ou entre Chevrolet Colorado e Silverado, por exemplo.
Galeria: Kia KCV4 Mojave Concept 2004
O projeto foi tocado pelo centro de design e desenvolvimento da Hyundai e da Kia em NamYan, na Coreia do Sul, mas com clara inspiração no gosto norte-americano pelo segmento. Não à toa, o KCV4 Mojave adotava soluções típicas como degrau lateral para acesso à caçamba, grandes lanternas posicionadas na vertical e ampla grade frontal com revestimento cromado. Nas laterais, destaque para rodas de liga-leve de 20 polegadas e pneus esportivos.
Ao todo, o conceito media 5,33 metros de comprimento, 1,93 de largura, 1,78 de altura e 3,3 metros de distância entre-eixos - ou seja, meio termo entre as picapes médias e grandes. A configuração escolhida para o protótipo foi de cabine estendida, com caçamba alongada e capacidade para levar até 4 pessoas. O painel, segundo a marca, foi desenhado com inspiração em elementos do mundo da aviação, incluindo console, quadro de instrumentos e controles de comando.
Entre outras soluções, contava com compartimentos removíveis no console central e até uma geladeira portátil para levar bebidas. Além disso, era destaque a possibilidade de ampliar o espaço da caçamba removendo a divisória com a cabine (solução hoje vista na Chevrolet Silverado EV, por exemplo). A operação era feita automaticamente, ao simples toque de um botão. Ao final, a caçamba era ampliada de 1,80 m para 2,18 metros de comprimento, facilitando o transporte de objetos mais longos.
A plataforma usada era a mesma do SUV Sorento da época, incluindo construção sobre chassi e suspensão independente na traseira com eixo rígido e cinco braços. Sob o capô, o motor 3.8 V6 com 24 válvulas entregava 288 cv de potência e vinha sempre associado ao câmbio automático de 5 marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150