Mal começamos 2022 e tudo já caminha para que seja um ano bem movimentado no mercado automotivo brasileiro. Muitas fabricantes programaram novidades importantes para os primeiros meses do ano, como a inédita picape Ford Maverick, a reestilização do Jeep Renegade (que também receberá o 1.3 turbo) e o novo Citroën C3.

Isto porque boa parte das empresas tiveram que adiar seus lançamentos, antes previstos para 2020 ou 2021, seja pela pandemia ou pelas consequências, como a falta de semicondutores. O 2º semestre de 2021 até deu uma acelerada (como falamos no podcast anterior), principalmente no último trimestre, mas muita coisa ainda ficou para este ano.

 

Aproveitando que 2022 ainda está na primeira semana, dedicamos a 1º edição do podcast deste ano para adiantar tudo o que será lançado ao longo dos próximos 12 meses. Alguns estão mais do que confirmados, com as próprias fabricantes já divulgando os modelos. É o caso do Honda City Hatch, que substituirá o Fit e chegará às concessionárias em março, ou o Kia Sportage híbrido, também previsto para os próximos meses.

Honda City Hatchback 2022
Flagra: Fiat 376 (SUV cupê)
Hyundai HB20 reestilizado

Outros foram confirmados, mas estão envoltos em mistério. Um exemplo é o segundo SUV nacional da Fiat, com ares de cupê e que segue em testes por aqui. A marca já disse que lançaria o carro em 2022, mas não dá nenhuma outra informação a respeito - apesar de já sabermos que ficará acima do Pulse e terá um comprimento mais próximo do Cronos. A Honda também disse que trará o novo Civic ao Brasil na segunda metade do ano, importada do Canadá, porém ainda não sabemos em quais versões e motorizações.

Em meio a tudo isso, ainda temos os carros que são comentados apenas nos bastidores. A Ford trabalha para lançar a picape F-150 no país ainda em 2022, além do elétrico Mustang Mach-E. A Honda completará a renovação da sua linha com o novo HR-V, já em testes no Brasil. A Hyundai terá uma reestilização precoce do HB20, buscando inspiração no europeu i20. A Renault prepara Duster 1.3 turbo e uma reestilização para a Duster Oroch. E ainda teremos os lançamentos das marcas premium. Então dê o play e ouça tudo o que virá ao Brasil em 2022.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com