Motor1.com Podcast #148: Uma segunda onda chinesa chegando?
Novas marcas querem um espaço no nosso mercado, mas com um posicionamento superior. Irão conseguir?
Mais ou menos em 2010, diversas marcas chinesas chegaram ao mercado brasileiro. JAC Motors, Chery, Lifan e outras desembarcaram em um país acostumado com as tradicionais, européias, norte-americanas, japonesas e começando a se acostumar com as coreanas. A proposta? Mais equipamentos por um preço inferior ou semelhante aos seus concorrentes em segmentos, principalmente populares.
Mas os planos não foram como o esperado por elas. A cotação do dólar e mudanças nas regras de impostos tiraram as vantagens que as chinesas, além das marcas tradicionais mudarem seus produtos, com mais equipamentos e novas gerações - além de uma construção claramente superior e com maior qualidade na comparação com as chinesas.
Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas
Uma nova onda chinesa está presente no Brasil. A Caoa Chery conseguiu dar um novo fôlego para a operação local, se posicionando entre as 10 marcas que mais vendem em nosso mercado. Ao mesmo tempo, a JAC Motors está de olho entre os elétricos, assim como a chegada da BYD entre os veículos de passeio elétricos, mas já posicionada entre os premium com valores acima dos R$ 400 mil.
A Great Wall comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) para a produção local de picapes e SUVs. Ou seja, além da invasão nas lojas, eles querem produzir por aqui. Será que apagarão a imagem de 2010 e realmente ter um novo espaço no Brasil? O tempo dirá e falamos disso nesta edição do podcast.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #273: Saia da rua, vá para um track day!
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Nissan: falta de híbridos estaria matando a empresa, diz publicação
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?