A Ford Maverick já chegou no Brasil e o Motor1.com teve o primeiro contato com a novidade. Além dos atributos e equipamentos da versão que será vendida, provavelmente o que você quer saber é: será mesmo uma rival para Fiat Toro? A resposta é sim e não, mas vamos explicar direitinho.

Maverick: maior que a Toro, menor que a Ranger 

Quando entramos no ambiente que a Ford preparou para conhecermos a nova Maverick, nos deparamos com 3 unidades, sendo uma delas recheada de acessórios. De cara dá para perceber que a picape da Ford tem mais porte "e cara de picape" por conta da sua forte inspiração na F-150, irmã maior e picape mais vendida dos Estados Unidos. Isso pode ser visto pela frente bem robusta com os grandes faróis em forma de C, grade bem destacada e capô elevado. Ela é meio quadradona, mas isso é legal para a proposta da picape.

Ford Maverick 2023 (Brasil)

A lateral é sóbria, com chapas planas quase sem vincos. O desenho da cabine também mantém o padrão quadrado e se integra bem com a caçamba. Na parte traseira, as lanternas são generosas e invadem um pouco a lateral. Na tampa traseira, o vinco acima do nome Maverick também é uma herança da irmã maior.

Para a Ford, a Maverick chega para ocupar um posicionamento inexistente entre a Toro e a Ranger. No entanto, as dimensões da picape da marca do oval azul estão mais próximas do modelo da Fiat do que sua picape maior. Em comprimento, a Maverick com seus 5.072 mm é 127 mm maior que a Toro, mas 282 mm menor que a Ranger, e praticamente empata em largura e altura. No entre-eixos há uma leve vantagem de 86 mm para a picape americana. Ou seja, para quem olha de tamanho e entre-eixos entenderá que a novidade da Ford é sim uma concorrente da Fiat. 

Comparativo de dimensões
Dimensões (mm) Fiat Toro 2021 Ford Maverick 2022 Ford Ranger CD 2021
Comprimento 4.945 5.072 5.354
Largura 1.844 1.844 1.860
Altura 1.733 1.744 1.821
Entre-eixos 2.990 3.076 3.220

SUV com caçamba

A Ford usou todo o know-how que tem em construir picapes para criar a nova Maverick. É até difícil entender porque demorou tanto tempo para ter uma solução neste conceito, uma vez que antes mesmo da Toro, a marca já via nos Estados Unidos a Honda oferecer a Rideline com concepção de carroceria e proposta semelhante.

Ford Maverick 2023 (Brasil)

Segundo o time da marca que fez uma breve introdução ao modelo, a nova Maverick é um SUV com caçamba. Isso significa que todo o seu desenvolvimento foi pautado em entregar uma dirigibilidade muito mais refinada do que uma picape tradicional feita sobre chassi, principalmente para o uso urbano. Centro de gravidade mais baixo, suspensão que oferece mais estabilidade em estrada e mais conforto ao rodar.

Interior mais sofisticado

Se por fora é quase do mesmo tamanho, por dentro a coisa é bem diferente. Há mais espaço na Maverick do que na Toro, tanto para quem vai na frente quanto para os passageiros traseiros. Um dos pontos que deixa isso nítido é a largura do console central. É mais largo, totalmente inspirado nas picapes grandes do quem em SUVs.

Ford Maverick 2022

O painel também é interessante, com o uso de materiais diferentes para compor o visual. Segue um padrão retilíneo, com boa montagem e texturas variadas. Não há material emborrachado, mas como disse, a textura transmite uma boa sensação de qualidade. Já o quadro de instrumentos é parecido com o do Bronco Sport, com uma tela digital ao centro e os mostradores analógicos para velocímetro e conta-giros.

Ford Maverick 2022

Na parte central, a central multimídia retangular harmoniza com as linhas retas. Há um curioso porta-objetos ao lado, do tamanho de um Toddynho. Outro ponto que chama a atenção são os puxadores das portas, que trazem um formato fora do comum sem o tradicional vão para colocar a mão, ampliando o ângulo para usar.

Ford Maverick 2023 (Brasil)

Motor turbo é mais potente que a Toro, mas não terá diesel

O único conjunto mecânico prometido para o Brasil é formado pelo motor 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros que entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, somente com gasolina. A transmissão automática é de 8 marchas e terá também a seleção de modos de condução, a exemplo do Bronco Sport, modelo com o qual compartilha plataforma.

Em outros mercados a Maverick possui versões híbridas, mas segundo a Ford, não estão nos planos para o mercado brasileiro. Este seria um dos grandes diferenciais da picape por aqui, uma vez que não há nenhum modelo de picape à venda no Brasil com algum nível de eletrificação.

E uma versão diesel? Também não. Para quem faz questão do motor turbodiesel, terá que ficar com a Fiat Toro ou subir o degrau para as picapes maiores. A falta desta opção será, na nossa visão, o calcanhar de Aquiles da nova Maverick. A Ford se justifica dizendo que a proposta do modelo é outro, com foco mais urbano, e por este motivo, seguindo a maioria dos concorrentes "SUVs". 

Galeria: Ford Maverick 2023 (Brasil)

Maverick será posicionada em preço acima da Toro

No nosso primeiro contato, a Ford não detalhou especificações técnicas, nem lista de equipamentos de série e muito menos o preço. Com lançamento marcado para o 1º trimestre de 2022, mais equipada e se posicionando acima da Toro, a expectativa é a de que a Maverick seja mais cara que a picape da Fiat - mesmo sem oferecer o turbodiesel. Em contrapartida entregará um nível de construção, acabamento, espaço e conjunto mecânico bem superior ao da Toro. Nossa aposta é de tenha valores semelhantes ao do Bronco Sport, modelo que hoje custa R$ 272.650.

Ok, você deve estar pensando que isso é preço de Ranger, não é? Pois é, a Ford não comentou nenhuma faixa de preço, mas quando questionamos sobre esta possibilidade, o entendimento foi de que o valor da Maverick pode oscilar entre as versões de entrada e intermediária da irmã maior. No entanto, estamos falando da atual Ranger, enquanto a nova geração será revelada muito em breve e subirá a sua faixa de preços também.

Ford Maverick 2023 (Brasil)

Maverick será líder de vendas?

Muitas pessoas colocam a liderança de vendas como resultado de uma rivalidade. No caso da Fiat Toro contra a Ford Maverick não será assim. Embora posicionada acima, mesmo que seja um sucesso absoluto, a Maverick chegará importada do México e em volume muito inferior ao que a Fiat consegue produzir no Brasil. Além disso, ainda há a questão da confiança do consumidor brasileiro que precisa ser reconquistada após a Ford fechar as fábricas no país.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com