O calendário de lançamentos da Stellantis está recheado para 2022 e uma das primeiras novidades a chegar ao mercado será o reestilizado Jeep Renegade 2022. O modelo foi lançado no mercado brasileiro em 2015, atualizado em 2018 e passará por mais um facelift agora antes de trocar totalmente de geração. Ganhará o aguardado motor 1.3 turboflex e finalmente ficará em paridade com os principais rivais já equipados com motores sobrealimentados.

O novo propulsor de codinome T270 é o mesmo usado por Compass, Commander e Fiat Toro. Chegará o Renegade como única opção de motorização, substituindo de uma só vez tanto o veterano 1.8 E.torQ de 139 cv aspirado quanto o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Entregará os mesmos números dos primos, ou seja, potência de 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina e torque de 27,5 kgfm em qualquer combustível.

Galeria: Jeep Renegade Trailhawk 2022 (1.3T) - Camuflado

O grande diferencial é que no Renegade o novo motor equipará tanto as versões 4x2 quanto as 4x4 - combinação que não existe nos demais modelos. Dessa forma, as versões de entrada e intermediárias com tração dianteira terão o propulsor associado ao câmbio automático de 6 marchas, enquanto as mais caras com tração nas quatro rodas contarão com a transmissão automática de 9 marchas (herdada do modelo turbodiesel).

Outra novidade já confirmada pela Jeep é a chegada do sistema Traction Control+. Já presente no Compass e no Commander, o dispositivo atua em condições de baixa aderência e será oferecido de série nos acabamentos 4x2. Segundo a marca, a principal funcionalidade é aplicar torque de frenagem na roda que está escorregando e transferir, pelo diferencial, a força para outra roda que está em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.

Jeep Renegade Trailhawk 2022 (1.3T) - Camuflado

No caso da versão off-road Trailhawk, equipada sempre com motor turbodiesel, a mudança para o turboflex não deve afetar a capacidade no fora-de-estrada. Tanto que serão mantidos todos os atributos já conhecidos, como ângulos otimizados e modos de condução específicos (Auto, Snow, Sand/Mud e Rock). Seguirá contando também com o selo Trail Rated, que garante performance em cinco categorias: tração, capacidade de submersão, articulação, manobrabilidade e altura em relação ao solo.

Jeep Commander 2022 - Brasil
Jeep Adventure Intelligence

As mudanças mecânicas virão acompanhadas também de novidades no visual. Protótipos já deixaram escapar detalhes importantes, incluindo novo desenho dos para-choques, sutis alterações no formato da grade e novas opções para o layout das rodas. Além disso, os faróis ganharão nova disposição interna de elementos e as lanternas terão assinatura luminosa inédita.

Por dentro, o painel ganhará quadro de instrumentos digital, volante herdado dos primos Compass e Commander, bancos com novos revestimentos e atualizações na multimídia. O lançamento acontecerá entre janeiro e fevereiro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com