Nascida no Ceará, a Troller foi uma das primeiras fabricantes brasileiras de automóveis a nascer depois da era dos importados. Se nosso mercado ficou sem empresas como Puma e Gurgel pela força das grandes montadoras, a Troller começa a produzir um jipe com motor AP 1.8 (mais tarde 2.0) em 1997. E essa história vai até 2021, infelizmente com um fim não tão feliz. 

Propriedade da Ford desde 2017, a fábrica da Troller foi uma das fechadas pela empresa no começo deste ano. Desde então, era tratada a venda da marca junto com a fábrica de Horizonte (CE) para um recomeço em novas mãos, mas mantendo a marca viva. Porém, esta semana foi comunicada que apenas a fábrica estava disponível, não a marca ou o desenho do seu único modelo, o T4. 

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

A última geração do Troller T4, apresentada em 2014, usa diversos componentes da picape Ranger, como chassi, motor, transmissão e painel. Até mesmo o câmbio automático de 6 marchas, colocado em 2020 no T4, é o mesmo da Ranger. E a troca de geração da picape nos próximos anos pode ser uma das explicações para a decisão. 

Outro ponto pode ter sido a dificuldade para achar um comprador para assumir a marca do zero, com o desenvolvimento de um novo carro, novos fornecedores, homologação e todo o marketing e rede envolvidos no processo de uma fabrica de automóveis. Resta esperar o que vai acontecer ao menos com a fábrica de Horizonte e se teremos um novo modelo fora-de-estrada, mas com outro nome...

Envie seu flagra! flagra@motor1.com