Antes bem distante do Brasil, os veículos 100% elétricos ganharam espaço nos últimos anos. Diversas marcas fizeram ao menos um lançamento nesta categoria, citando os mais recentes os Fiat 500e, JAC e-JS4 e Mini Cooper SE, além dos esperados Chevrolet Bolt renovado e Peugeot e-208, entre outros. 

O grande volume ainda se concentra em vendas coorporativas, o que nos leva ao caminhão VW e-Delivery, o primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. O mercado premium também se aproveitou bem da eletrificação, com destaque para o sucesso do Porsche Taycan e o Audi e-Tron, além da BMW, Jaguar e Mercedes-Benz.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Mini Cooper SE Top Collection 2021

Os híbridos ainda ganham mais espaço por questões de estrutura de recarga e valores. A Toyota foi uma das primeiras a vender um híbrido por aqui ao público, com o Prius, e ainda se destaca com as versões Hybrid do Corolla e Corolla Cross, produzido no país, além do SUV RAV4, este importado. A Volvo apostou alto em uma linha completamente híbrida e deu certo, ganhando espaço no mercado pela tecnologia e se tornando referência a outras marcas premium. 

O quanto esse mercado irá crescer no Brasil? A maior aposta ainda são os híbridos, mas os elétricos prometem ganhar peso no mundo coorporativo, com empresas preocupadas com a emissão de carbono zero, e entre os premium. Opções intermediárias estão no mercado, como o Renault Zoe, Chevrolet Bolt e o próprio Fiat 500e, mas todos acima dos R$ 200 mil. Dê o play e deixe sua opinião sobre o assunto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com