O fim da Troller está cada vez mais próximo. A Ford, dona da marca desde 2007, anuncia que irá encerrar a produção do jipe Troller T4 na fábrica em Horizonte (CE) no final de setembro. Os funcionários continuarão trabalhando até o fim de novembro para criar um estoque de peças de reposição e, após esta data, o complexo encerrará de vez as suas atividades sob o comando da fabricante norte-americana.
Em comunicado enviado aos empregados, a Ford afirma que continua "com a venda dos nosso ativos (terreno e máquinas), no entanto, a produção dos veículos Troller não terá continuidade". A empresa tem alguns interessados no complexo cearense, como revelou recentemente o Diário do Nordeste. A reportagem publicada afirma que a negociação está bem avançada e seguiu para uma análise jurídica na matriz.
O texto, assinado pelo jornalista Victor Ximenes, afirma que dois investidores estariam disputando a compra da fábrica em Horizonte, sendo ambas empresas nacionais fora do setor automotivo. A ideia seria manter a Troller viva, com um investimento para modernizar a fábrica e criar novos modelos além do T4, inclusive com um projeto de criar veículos elétricos.
Como a Ford deixou claro no comunicado, um novo impasse surgiu com o Governo do Ceará. A decisão da Ford é a de que a marca Troller não continuará e não faz parte da venda. Quem adquirir o complexo, não poderá mais usar a marca e nem os designs, o que exigiria ainda mais investimento para criar um novo modelo do zero, além de fazer uma nova marca.
De acordo com o Diário do Nordeste, o engenheiro Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Ceará, esta decisão da Ford desrespeita o acordo feito com o governo do estado. O Governo do Ceará buscava compradores para preservar os 470 empregados, da mesma forma que aconteceu em São Paulo quando a marca anunciou o fechamento do complexo em São Bernardo do Campo (SP).
Esta situação teria sido comunicada ontem em uma reunião da Sedet com diretores da Ford, que confirmaram a decisão da matriz de que a marca Troller não faria parte da venda e, com isso, nenhum veículo da empresa poderia ser produzido. Maia Júnior afirma que divulgará uma nota oficial ainda hoje (10 de agosto) sobre o assunto e esta notícia será atualizada posteriormente.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva