Quando fazemos listas de carros, geralmente lembramos daqueles modelos que marcaram época, seja devido a um motor específico, um visual exclusivo ou mesmo uma série de despedida. Via de regra, quando falamos de séries especiais, têm aquelas também que acabaram passando despercebidas por falta de uma boa estratégia de marketing na época, ou porque o carro não trazia nenhum atrativo suficiente para conquistar o consumidor.
Com isso em mente, listamos algumas séries especiais que foram vendidas no Brasil há alguns anos - e que acabaram caindo no limbo. Temos aqui desde série aventureira “leve”, um hatch médio prestando homenagem a personagem de HQ, um subcompacto que reproduzia músicas MP3 e também uma edição que celebrava a Copa do Mundo – essa até comum entre séries especiais - mas com certeza essa você não se lembra. Veja abaixo alguns dos modelos:
Quem pensa que o Chevrolet Cruze 2019 foi o primeiro carro no Brasil com internet sem fio a bordo está enganado. O precursor desse sistema no mercado nacional foi o Agile Wi-Fi, série especial lançada em 2011 e limitada a 1.000 unidades. Na época, a Chevrolet fez uma parceria com a operadora TIM, na qual o comprador do Agile Wi-Fi ganhava 1 ano de acesso grátis e ilimitado de internet. Quem arrematava o hatch recebia um kit com roteador, carregador veicular e as instruções para a instalação, cuja internet podia ser acessada via smartphone, notebooks ou tablets, desde que dentro do carro ou ao seu redor.
Essa foi uma série especial pensada para os fãs de games. Em 2013 a Citroën lançou o C3 Xbox One Edition que, como o nome adianta, presenteava os compradores com o console da Microsoft que tinha começado a ser produzido no Brasil. Apenas 50 unidades do hatch foram feitas, mesma quantidade de Xbox One que foram entregues aos felizes proprietários. Eram dados também 1 ano de Xbox Live e o jogo Forza Motorsport 5. Falando do carro em si, seu visual era diferente pelas rodas de liga-leve de 16 polegadas (a mesma do C4 Hatch), adesivos nas portas traseiras e na tampa do porta-malas.
Em 2013 a Fiat Strada ganhava a série especial Mangalarga Marchador, disponível nas versões 1.6 Cabine Dupla e Adventure 1.8 Cabine Dupla da picape. Feita em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a série tinha como público-alvo os associados desta entidade, criadores, cavaleiros, apreciadores da raça e o produtor rural.
Suas diferenças visuais eram bem sutis e se resumia a rodas de liga leve com pintura exclusiva, faróis de dupla parábola com moldura e canhões pretos e um adesivo com o logotipo Mangalarga Marchador no para-lama traseiro, nos tapetes e na soleira das portas. Os bancos dianteiros também tinham o símbolo bordado.
Você lembra do Fox Sunrise? Essa era uma série especial de despedida do Volkswagen Fox antes dele ganhar seu primeiro facelift mais notável, lá em 2009. Ele se diferenciava pelo estilo aventureiro com molduras plásticas nas caixas de roda e rack de teto, mas espécie de CrossFox com receita aventureira mais leve. Além disso, ele trazia a inscrição Sunrise na tampa do porta-malas e nas colunas traseiras, enquanto a carroceria podia ser pintada nas cores vermelho, prata, branco e amarelo. O motor era sempre 1.0 de até 76 cv e 10,6 kgfm
Antes de se aposentar, o Chevrolet Celta ganhou a série especial Advantage no final de 2013 (também já vista em outros modelos da marca como o finado Cobalt e a Spin). De cara um dos hatches mais vendidos do Brasil se diferenciava pela exclusiva pintura cinza Sand, faróis com máscara negra, retrovisores pintados de preto brilhante e adesivos pretos na coluna B. A série de despedida recebia ainda acabamento interno mais claro na cor cinza e bancos de tecido com nova padronagem, sendo também bem equipado na época ao vir com direção hidráulica, airbags frontais e rádio com MP3, Bluetooth e conexão USB.
Há 16 anos era lançado o Ford Ka MP3, série especial do subcompacto que trazia um sistema de som capaz de tocar músicas no formato MP3 (gravadas em um CD, já que naquele tempo não tinha entrada USB), uma exclusividade de peso numa época que os rádios CD player não contavam com esse recurso. Além do sistema de som inovador em 2005, o Ka MP3 era vendido somente com carroceria preta e detalhes pintados de cinza metálico que apareciam nas capas dos retrovisores, maçanetas, frisos laterais e puxador da tampa do porta-malas. Por dentro, o mesmo tom era aplicado na moldura do CD player e na alavanca de câmbio.
Talvez esta seja uma das séries especiais menos lembradas desta lista: o Chevrolet Corsa Champ. O querido modelo ganhava quatro anos depois de seu lançamento no país uma série especial para celebrar a Copa do Mundo de 1998, que foi realizada na França. A edição limitada era oferecida nas carrocerias hatch e picape, vindo com alterações bem sutis, com destaque para a pintura azul ou verde escuro, além de adesivos amarelos nas laterais e rodas de liga-leve de 14 polegadas que fechavam o pacote visual. Além dos modelos da família Corsa, a série Champ também incluía a picape S10.
Essa série saiu dos estúdios Marvel! Em 2013 o hatch médio da marca italiana ganhou uma edição especial batizada de Bravo Wolverine, isso graças uma parceria entre a Fiat e a Fox Film. Baseado na versão Essence, a edição tinha poucas diferenças de estilo e limitava-se as rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho exclusivo, faixas laterais com a inscrição “Wolverine” (e com efeito das garras do personagem nas portas), sais laterais, faróis com máscara negra e um discreto spoiler traseiro. Na cabine havia o logotipo da versão bordado nos bancos e novos tapetes. Quem arrematava o Bravo Wolverine também ganhava um chaveiro exclusivo.
Limitada em apenas 300 unidades, o Nissan Sentra Unique surgiu pela primeira vez em 2011 como uma série especial mais luxuosa do sedã. Feito com base na versão SL e pensado exclusivamente para o mercado brasileiro, o modelo importado do México chamava a atenção pelo interior claro, assim o painel, as portas e o revestimento dos bancos recebiam a cor bege, enquanto o tapete acarpetado era marrom. Já a carroceria era sempre pintada de preto, adotando também faróis e lanternas escurecidas, bem como uma ponteira de escapamento cromada.
Lançado em 2002, o Clio Sedan O Boticário foi uma série especial pensada pela Renault para atrair o público feminino. Limitado a 2.100 unidades, o sedã se diferenciava visualmente apenas pelos logotipos alusivos a versão, enquanto que na cabine trazia maçanetas com acabamento imitando alumínio. Mas seu destaque mesmo eram os equipamentos que poderiam ser úteis as mulheres: o sedã podia ter espelho no pára-sol do motorista e revestimento dos bancos com veludo especial, que de acordo com a marca não tinha o perigo de desfiar roupas e meias-finas.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Nissan pede que revendedores tenham paciência e compreensão diante da crise
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro
Primeiras impressões Citroën C3 You: sobra potência, falta esportividade
Alfa Romeo vai mal nos EUA e lojas vendem menos de 7 carros por mês
Novo Citroën C3 turbo: preço de lançamento vale apenas via internet