Motor1.com Podcast #114: Os erros e acertos do VW Up! no Brasil
De modelo de entrada a pseudo-esportivo, subcompacto conquistou fãs, mas não foi o suficiente para o manter em linha
Apesar de já esperado, o fim do VW Up! não é um fato a ser celebrado. Lançado no Brasil em 2014, nunca foi um sucesso de vendas, mas se destacou por qualidade acima de seu segmento, porém brigando com um preço mais elevado até que de segmentos maiores e até mesmo dentro de casa, com o Gol e o Fox, por exemplo.
O VW Up! ganhou destaque ao receber o 1.0 TSI e se tornar a opção mais acessível do mercado com uma motorização turbo com injeção direta. Nascido para melhorar ainda mais a relação de eficiência do Up!, acabou caindo nas graças de quem procurava um carro leve e potente como uma opção aos entusiastas, logo sendo um dos favoritos dentro do mercado de preparação.
Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas
Galeria: VW up! TSI 2018
Ele foi reestilizado para a linha 2018 e adotou até mesmo um novo volante e o painel de intrumentos inspirado no Fusca, com diversas melhorias estéticas tanto externas quanto no acabamento. Sua estrutura sempre foi boa e demonstrava ser um carro bem construído, mas isso sempre teve, literalmente, um preço. Com a chegada de Fiat Mobi e Renault Kwid, seu preço ficou ainda mais afastado dos concorrentes do segmento.
Novo Accord híbrido e novo Compass
Além do fim do Up!, falamos sobre o lançamento do Honda Accord e:HEV, primeiro híbrido da marca japonesa a desembarcar no Brasil com uma tecnologia própria de funcionamento - e bastante curiosa. Além disso, a pré-venda do novo Jeep Compass revelou o visual do SUV médio produzido no Brasil e que esgotou 1.000 unidades em apenas 48 horas. Dê o play e entenda!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW up! sai de linha na Europa e será substituído por elétrico de R$ 100 mil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Volkswagen Up! GTI começa a sair de linha na Europa sem deixar sucessor
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Semana Motor1.com: Kwid 2023, Mobi 2022, Novo Classe C e mais