Os 10 SUVs e crossovers compactos com motores turbo no Brasil

O segmento da moda com o motor da moda, quais são as opções em nosso mercado

Abre SUVs Abre SUVs

SUVs compactos e motores turbo são praticamente a receita do sucesso. Basta as fabricantes misturarem o segmento da moda com a motorização desejada pelos consumidores e terão ao menos uma opção para agradar uma boa fatia do mercado brasileiro. Listamos os 10 SUVs compactos com motores turbo nesta lista - inclusive o Jeep Renegade com o turbodiesel. 

Com preços que variam de R$ 90.980 a R$ 171.821, tem desde versões com câmbio manual até modelos com sistema de tração 4x4 e mais equipamentos. Vale lembrar que todos os valores mostrados aqui são para todo o território brasileiro, exceto o estado de São Paulo, onde o carro custa mais por conta do aumento do ICMS.

Caoa Chery Tiggo 5x

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.5 (4 cilindros, flex) 147/150 cv @ 5.500 rpm 21,4 kgfm @ 4.000 rpm de R$ 98.990 a R$ 112.990

A Caoa Chery aposta alto nos SUVs como parte de seu plano de se tornar uma das maiores montadoras do país. O Tiggo 5x é um dos intermediários e, por enquanto, é o mais barato da marca com um motor turbo - mas só até a chegada do novo Tiggo 2, prevista ainda em 2021. O motor 1.5 turbo não tem injeção direta, mas tem até 150 cv e está ligado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. 

Citroën C4 Cactus

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.6 (4 cilindros, flex) 166/173 cv @ 6.000 rpm 24,5 kgfm @ 1.400 rpm R$ 120.990

Apostando alto em design, o C4 Cactus tem uma versão com o já famoso motor 1.6 turbo da Peugeot/Citroën, o THP. Com injeção direta e até 173 cv, é um dos mais potentes da lista quando abastecido com etanol e sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas na versão Shine. Entre os itens de série, alerta de colisão, mas um dos menores quando falamos em espaço interno. 

Chevrolet Tracker

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.0 (3 cilindros, flex) 116 cv @ 5.500 rpm 16,3/16,8 kgfm @ 2.000rpm de R$ 92.390 a R$ 117.990
1.2 (3 cilindros, flex) 132/133 cv @ 5.500 rpm 19,4/21,4 kgfm @ 2.000rpm R$ 126.190

A nova geração do Tracker tem a linha completa com motores turbo. Ambos de 3 cilindros, o 1.0 e 1.2 se diferem em potência e torque. O mais potente está apenas na versão Premier (após a mudança na linha 2021), com o teto-solar como diferencial em equipamentos, enquanto o 1.0 turbo equipa o restante da linha com câmbio manual ou automático de 6 marchas, dependendo da versão.

Honda HR-V

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.5 (4 cilindros, gasolina) 173 cv @ 5.500 rpm 22,4 kgfm @ 1.700 rpm R$ 148.800

Disponível apenas na versão topo do HR-V, a Touring, o motor 1.5 turbo da Honda é um dos poucos que aceita apenas gasolina da lista. Em compensação, é um dos mais potentes, com 173 cv, embora seu torque de 22,4 kgfm seja menor do que vários concorrentes. Em compensação, a conversa com o câmbio CVT é eficiente e surpreende com o desempenho.

Jeep Renegade

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
2.0 (4 cilindros, diesel) 170 cv @ 3.750 rpm 35,7 kgfm @ 1.750 rpm

de R$ 146.590 a

R$ 168.890

Sim, o Renegade entra na lista. Enquanto não recebe o esperado motor turboflex, as versões turbodiesel fazem esse papel dentro da linha. É a opção para quem não quer o motor 1.8 aspirado, mas cobra bem mais alto por isso com um conjunto importado, que inclui o câmbio automático de 9 marchas e tração integral. E mesmo assim, é o modelo diesel mais barato do mercado.

Peugeot 2008

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.6 (4 cilindros, flex) 166/173 cv @ 6.000 rpm 24,5 kgfm @ 1.400 rpm R$ 116.490

Um dia, o Peugeot 2008 teve o motor 1.6 turbo com o câmbio manual de 6 marchas, uma bela combinação que não foi aceita pelo mercado. Para manter-se vivo, após a reestilização recebeu a transmissão automática de 6 marchas, mesmo conjunto que está no C4 Cactus. Apesar de um pacote menor de equipamentos, é mais barato.

Suzuki S-Cross

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.4 (4 cilindros, gasolina) 146 cv @ 5.500 rpm 23,5 kgfm @ 1.700 rpm

de R$ 139.990 a

R$ 152.990

Sim, você pode não lembrar dele, mas o Suzuki S-Cross é uma das opções. Tem o eficiente motor 1.4 turbo a gasolina e, por preços que chegam a ser menores que outros compactos do mercado, oferece até tração integral em duas versões. O problema é a pequena quantidade de concessionárias pelo país. 

Suzuki Vitara

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.4 (4 cilindros, gasolina) 146 cv @ 5.500 rpm 23,5 kgfm @ 1.700 rpm

de R$ 141.990 a

R$ 149.990

Outra opção da Suzuki é o Vitara, com o mesmo conjunto mecânico do S-Cross, mas em um pacote menor. O câmbio é automático de 6 marchas e, nas duas versões mais caras, o Vitara tem o motor 1.4 turbo e o sistema de tração 4x4. 

Volkswagen Nivus

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.0 (3 cilindros, flex) 116/128 cv @ 5.500 rpm 20,4 kgfm @ 2.000 rpm de R$ 90.890 a R$ 104.090

Um dos principais lançamentos de 2020, o Volkswagen Nivus usa em suas 2 versões o motor 1.0 TSI, o 200 TSI. Sempre com o câmbio automático de 6 marchas, o crossover tem uma proposta mais jovem que o irmão, T-Cross, além de espaço interno menor - compensado por um porta-malas mais amplo. 

Volkswagen T-Cross

MOTOR POTÊNCIA TORQUE PREÇO
1.0 (3 cilindros, flex) 116/128 cv @ 5.500 rpm 20,4 kgfm @ 2.000 rpm de R$ 97.490 a R$ 119.190
1.4 (4 cilindros, flex) 150 cv @ 4.500 rpm 25,5 kgfm @ 1.500 rpm R$ 128.190

Diferente do Nivus, o T-Cross já tem mais uma opção de motor. A versão Highline usa o 1.4 turbo de 150 cv e 25, 5 kgfm de torque. Outra exclusividade é a opção de câmbio manual de 6 marchas com o 1.0 turbo na versão de entrada. E virou um dos queridinhos entre os modelos PCD, o que ajudou a ser o mais vendido do segmento em 2020.

Ouça nosso podcast:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com