• Programa da semana discute futuro da marca no Brasil
  • Após Fiesta e Focus, Fusion deixa de ser vendido por aqui
  • Fábrica de Camaçari (BA) vai produzir 3 novos SUVs a partir de 2021

Na semana passada mais um carro da Ford deixou de ser oferecido no Brasil. Desta vez a baixa foi o Fusion, que acompanhou o destino de Focus e Fiesta sem deixar sucessor em nosso mercado. Enquanto a marca do oval azul não se pronuncia oficialmente, ouvimos algumas fontes e fizemos um compilado de tudo o que sabemos sobre o futuro da empresa no país. Além do já confirmado Territory ainda para 2020, tem muita novidade da Ford para chegar nos próximos anos. 

Por ordem cronológica, vamos começar com os importados. O Territory virá da China para ocupar a faixa de preços deixada pelo Focus, enquanto o espaço do Fusion será ocupado pelo Bronco Sport vindo do México. Mais acima, na seara do Fusion Hybrid, teremos o Escape Hybrid Made In USA

Ford Escape Hybrid 2020
SUVs médios: Escape Hybrid...
Ford Bronco Sport 2021 - Novo Flagra
...e Bronco Sport vão ocupar faixa de preços deixada pelo Fusion.

Derivada do Bronco Sport, que usa a plataforma C2 do novo Focus (mesma que sustenta o Escape), teremos também a nova picape Maverick mexicana. Com carroceria monobloco e porte inferior ao da Ranger, ela virá em 2021 para enfrentar a Fiat Toro. Assim como o Bronco Sport, que entrará no segmento do Compass, a picape vai apostar num design robusto e de linhas mais retilíneas, inclusive por dentro. SUV e picape terão motor 1.5 turbo Ecoboost de 3 cilindros e câmbio automático de 8 marchas, com possível opção de tração 4x4. 

Na faixa mais acima de mercado, a Ford estuda trazer o novo Bronco, utilitário 4x4 feito sobre chassi de longarinas, na linha do Jeep Wrangler, e a esperada picapona F-150. Antes prevista ainda para 2020 na versão Lariat com motor V8 5.0 do Mustang, ela pode ficar para 2021 por dois motivos: alta do dólar por conta da pandemia e o fato de ganhar uma nova geração nos EUA justamente no ano que vem. 

Fotos de espião Pickup Focus-Based Ford
Picapes: inédita Maverick com carroceria monobloco...
Ford F-150 Hybrid 2021 - Novos flagras
...e a grandalhona F-150 deverão chegar em 2021.

E na fábrica de Camaçari (BA), o que vai acontecer? Para lá, há planos de três futuros SUVs. O primeiro deles, que já roda em testes com a carroceria do Ka, é um inédito modelo compacto abaixo de 4 metros. Conhecido pelo código de projeto BX680, deve chegar em 2021 com a base do próprio Ka reforçada e ligeiramente alargada - basicamente o que a Fiat está fazendo com o SUV do Argo. 

Esse "SUVinho" será necessário na gama Ford porque o próximo EcoSport, previsto para 2022 sob o código de projeto BX755, ficará maior, mais sofisticado e, consequentemente, mais caro. Por fim, há expectativa por um terceiro SUV na planta baiana, um inédito modelo de porte médio que ficaria com o lugar do Territory importado, mas isso só lá para 2023...

Ford Bronco 2021 - Fotos vazadas
Utilitários: Novo Bronco pode vir na faixa do Wrangler...
Nova Ford Ranger 2022
...e nova Ranger surge na Argentina em 2022.

Antes, em 2022, a Ford terá uma grande atração vinda da Argentina. Será a próxima geração da Ranger, que já teve seu design revelado por uma imagem vazada e deverá, pela primeira vez na região, ser acompanhada do SUV Everest. Juntos, farão frente à Toyota Hilux e SW4. 

Participam desta edição:

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

 

Edição: Paulo Henrique Trindade

Envie seu flagra! flagra@motor1.com