Conceitos esquecidos: Toyota Hilux Invincible AT38 desbravou o Polo Norte
Versão especial tinha pneus de 38 polegadas e vão livre do solo de 32 cm
Nome: Toyota Hilux Invincible AT38
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2008
Especificações: 3.0 D-4D turbodiesel, 163 cv a 3.400 rpm e 35 kgfm a 1.400 rpm, câmbio automático de 5 marchas, tração 4x4
Porque lembramos dele: Quem gosta de carros certamente já assistiu ao programa britânico Top Gear (ou, pelo menos, já ouviu falar) e sabe que eles sempre arranjavam viagens loucas. Uma delas foi desbravar o Polo Norte com uma Toyota Hilux especial. O modelo que eles utilizaram veio ao Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, em forma de conceito.
Na verdade era um pouco mais do que um conceito, pois era funcional e foi utilizada em condições severas. Para conseguir encarar toda a neve e a temperatura de 35°C negativos, a Toyota chamou a empresa Arctic Trucks, especializada em expedições ao Polo Norte. A picape recebeu rodas de 15 polegadas calçadas com pneus de 38 polegadas de diâmetro (96,5 centímetros), além de reforços na carroceria, instalação de aquecedores no motor e no tanque de combustível, faróis de milha e mais.
As rodas foram apenas parte do auxílio para elevar a altura da picape. A Hilux recebeu também novas suspensões (8,89 cm mais altas), que garantiram 32 cm de vão livre do solo. Fora isso, foram instalados um tanque de combustível auxiliar de 100 litros, snorkel e compressores de ar elétrico.
Na época, a Arctic Trucks chegou a falar de vender uma versão mais "normal" da picape no Brasil, que já teria sido até homologada, mas isso não passou de um plano.
Fotos: Arctic Trucks
Galeria: Toyota Hilux Invincible AT38
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Argo: os bastidores do projeto X6H que reorganizou a linha Fiat no Brasil
VW Tera 2027 chega com motor de T-Cross e novo câmbio; veja preços
Gigantes Verdes: os tempos em que a Bentley dominava as 24 Horas de Le Mans
Surpresa: VW Saveiro chega à linha 2027 com versão Robust só à etanol por R$ 111.490
Renault Oroch nasceu às escondidas e inventou um novo tipo de picape
Avenger sobe de preço e Jeep não tem nenhum carro abaixo de R$ 120 mil
Rock in Rio 1985: quais eram os carros mais vendidos do Brasil?