Versão especial tinha pneus de 38 polegadas e vão livre do solo de 32 cm

Nome: Toyota Hilux Invincible AT38

Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2008

Especificações: 3.0 D-4D turbodiesel, 163 cv a 3.400 rpm e 35 kgfm a 1.400 rpm, câmbio automático de 5 marchas, tração 4x4

Porque lembramos dele: Quem gosta de carros certamente já assistiu ao programa britânico Top Gear (ou, pelo menos, já ouviu falar) e sabe que eles sempre arranjavam viagens loucas. Uma delas foi desbravar o Polo Norte com uma Toyota Hilux especial. O modelo que eles utilizaram veio ao Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, em forma de conceito.

Toyota Hilux Invincible AT38
Toyota Hilux Invincible AT38
 

Na verdade era um pouco mais do que um conceito, pois era funcional e foi utilizada em condições severas. Para conseguir encarar toda a neve e a temperatura de 35°C negativos, a Toyota chamou a empresa Arctic Trucks, especializada em expedições ao Polo Norte. A picape recebeu rodas de 15 polegadas calçadas com pneus de 38 polegadas de diâmetro (96,5 centímetros), além de reforços na carroceria, instalação de aquecedores no motor e no tanque de combustível, faróis de milha e mais.

As rodas foram apenas parte do auxílio para elevar a altura da picape. A Hilux recebeu também novas suspensões (8,89 cm mais altas), que garantiram 32 cm de vão livre do solo. Fora isso, foram instalados um tanque de combustível auxiliar de 100 litros, snorkel e compressores de ar elétrico.

Leia também:

Na época, a Arctic Trucks chegou a falar de vender uma versão mais "normal" da picape no Brasil, que já teria sido até homologada, mas isso não passou de um plano.

Fotos: Arctic Trucks

Galeria: Toyota Hilux Invincible AT38